29/01/2018

Dia de feira é dia de rondonista em ação na Operação Teixeirão

Na sexta-feira, 25, em Alto Alegre dos Parecis, interior de Rondônia, os acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) estiveram na tradicional feira da cidade para um contato direto com a comunidade. Eles conversaram com os produtores locais e convidaram todos à participarem das atividades programadas e oficinas que envolvem mercado de trabalho e economia.

Também estão sendo realizadas oficinas e palestras sobre saúde sexual, higiene bucal, incentivo à leitura, ecoturismo, orçamento familiar e outros temas de relevância para comunidade e principalmente líderes comunitários, com o intuito de disseminarem essas ações.

Segundo os rondonistas, a Oficina de Beleza é uma das mais procuradas pelas mulheres. Além de aprenderem cuidados com os cabelos e a tratar dos cachos, valorizando suas identidades afrobrasileiras, elas aprendem sobre saúde sexual feminina, higiene, direito das mulheres e das crianças.

A rondonista Débora contou um pouco do objetivo da oficina. “A ideia não é somente transmitir conhecimentos de beleza, é que essas mulheres se empoderem para que sintam-se capazes de ter um reencontro com elas próprias e, a partir disso, buscarem em outras oficinas ou palestras, assuntos inerentes à vida delas, e que elas irão propagar entre as mulheres de suas próprias famílias e de sua comunidade”.

Também ocorreu neste dia, na Câmara Municipal, uma palestra sobre identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para os agentes comunitários de saúde que atuam de casa em casa, tanto na área urbana, quanto na área rural.  

“O projeto Rondon nos auxilia a ter mais clareza sobre os assuntos que temos que tratar com a comunidade. O trabalho que está sendo realizado abre as portas para que nós consigamos adentrar mais facilmente na casa das pessoas”, ressaltou o agente de saúde Vilmar Rodrigues da Cruz.

As atividades em Alto Alegre dos Parecis vão até o dia primeiro de fevereiro.

 

 

Texto Camille  Buzzi Gerent

 

Foto: Clara Martins

Fonte: Comunicação Social - UNIRON

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA