29/06/2018

Boletim Rondon 2

Aviso de pauta: Projeto Rondon assina os acordos de cooperação para a Operação João de Barro

Link: https://www.defesa.gov.br/noticias/44429-aviso-de-pauta-projeto-rondon-assina-os-acordos-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-para-a-opera%C3%A7%C3%A3o-jo%C3%A3o-de-barro

Brasília, 27/06/2018 – O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, realiza nesta quarta-feira (27), às 10 horas, no 3º Batalhão de Engenharia de Construção, em Picos/PI, a assinatura dos acordos de cooperação para Operação João de Barro, em parceria com o governo estadual e apoio, além da unidade de engenharia, do 25º Batalhão de Caçadores, do Exército Brasileiro.

A Operação contemplará em torno de 15 municípios do estado e terá como centro regional a cidade de Teresina. Será a segunda operação do Projeto Rondon no estado do Piauí no ano de 2019. O estado receberá também a Operação “Parnaíba” em janeiro.

SERVIÇO

Assinatura dos acordos de cooperação para a Operação João de Barro

Data: 27/06/2018 (quarta-feira)

Hora: 10h

Local: 3º Batalhão de Engenharia de Construção - Avenida Senador Helvídio Nunes, S/N - Jardim Natal, Picos

Mais informações: coordenador de Comunicação Social do Projeto Rondon, coronel Alexandre Scholtz, tels. 61 98232-7772, 61 2023-9320.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

 

Projeto Rondon assina acordos de cooperação na cidade de Picos

 Link: http://www.appm.org.br/noticia/projeto-rondon-assina-acordos-de-cooperacao-na-cidade-de-picos

O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, realizou nesta quarta-feira (27), às 10 horas, no 3º Batalhão de Engenharia de Construção, em Picos/PI, a assinatura dos acordos de cooperação para Operação João de Barro, em parceria com o governo estadual e apoio, além da unidade de engenharia, do 25º Batalhão de Caçadores, do Exército Brasileiro.  Na solenidade, o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto, representou o presidente da APPM, Gil Carlos.

Para o gestor, a chegada do projeto irá beneficiar toda a população com o enriquecimento cultural e troca de experiência com pessoas de outros lugares do país. "Nosso intuito é dar oportunidade a nossa população a receber professores e alunos universitários, de várias áreas do conhecimento, trabalhando voluntariamente para melhorar as condições de vida, o bem-estar da população e a qualidade e eficiência da administração municipal", afirma o prefeito Barroso Neto.

A Operação contemplará em torno de 18 municípios do estado e terá como centro regional a cidade de Teresina. Será a segunda operação do Projeto Rondon no estado do Piauí no ano de 2019. O estado receberá também a Operação “Parnaíba”, em janeiro. 

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Municípios que serão contemplados na região sul: Arraial, Barra D'alcantara, Bocaina, Cajazeiras, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinopóolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Sussuapara, Várzea Grande e Wall Ferraz.

Fonte: Ministério da Defesa

 

Projeto Rondon assina acordos de cooperação para a Operação João de Barro (PI)

Link: https://www.defesa.gov.br/noticias/44488-opera%C3%A7%C3%A3o-jo%C3%A3o-de-barro-projeto-rondon-assina-acordos-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-no-piau%C3%AD

Brasília, 28/06/2018 - A coordenação geral do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, assinou na última quarta-feira (27), no quartel do 3º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, em Picos (Piauí), os acordos de cooperação com os municípios que participarão da Operação João de Barro no estado.

O gerente do Projeto Rondon, coronel Yatabe, ministrou uma palestra, em que reafirmou os objetivos da iniciativa e as contrapartidas dos municípios. Depois, cada prefeito ou representante oficializou sua participação na Operação, assinando os acordos de cooperação.

O prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto, destacou que o Projeto Rondon beneficiará a população dos municípios, com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida. "Nosso intuito é dar oportunidade a nossa população de se capacitar em várias áreas, gerando multiplicadores que disseminarão o conhecimento”, afirmou.

A Operação João de Barro será realizada em julho de 2019 em até 12 municípios do estado do Piauí.

O estado já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno; em 2011, com a Operação Zabelê; e em 2014, com a Operação Velho Monge. Em janeiro de 2019 também será realizada no Piauí a Operação Parnaíba.

Com informações da coordenação do Projeto Rondon


Fotos: Sd Carlos Wilson/3º BEC
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA