20/07/2018

Boletim Rondon 5

Confira as notícias sobre o Projeto Rondon do dia 17/07 ao dia 19/07. 

DIA 17/07/18 | MINISTÉRIO DA DEFESA | Rondon leva 250 universitários para Alagoas

LINK: https://www.defesa.gov.br/noticias/45157-projeto-rondon-leva-250-universit%C3%A1rios-para-alagoas

A Operação Palmares, do Projeto Rondon, teve início no sábado (14), em Alagoas, com a participação de 250 universitários de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Eles participaram de solenidade militar no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).

O evento contou com a presença de oficiais-generais das três Forças, entre outras autoridades militares e civis. Durante a cerimônia, o comandante militar do Nordeste, general de Exército Artur da Costa Moura, falou sobre a atuação desta Força no país; o coordenador da Operação Palmares, coronel Alexandre Teixeira Camilo, fez um histórico do projeto; e o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Felipe Sigollo, destacou alguns dados sobre a situação da educação no estado de Alagoas.

No domingo (15), os estudantes foram deslocados para os 12 municípios onde vão atuar durante duas semanas. São eles: Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Nóia, Jequié da Praia, Joaquim Gomes, Novo Lino, Olivença, Porto de Pedras, Quebrangulo, Roteiro e São José da Laje.

Daniela Dal-Bó é estudante de Nutrição do Centro Universitário do Espírito Santo, em Colatina. Ela foi encaminhada para o município de Cacimbinhas e disse que "é um sonho participar desse projeto. Nós vamos levar um pouco de conhecimento para tentar melhorar a vida das pessoas. Vamos ensinar como aproveitar os alimentos de forma integral, diminuindo o desperdício, e, também, realizar diversas atividades com os moradores como o treinamento funcional”, ressaltou.

Para Emanuela Pardini, que também foi para Cacimbinhas, a experiência representa "crescimento profissional, além de poder conhecer outras culturas e passar um pouco do nosso conhecimento. Vamos mapear as vias e falar sobre a relação custo e benefício dos tipos de pavimentos, enfim, especificar sobre a estrutura viária do município”, destacou. Ela cursa Engenharia de Mobilidade na Universidade Federal de Itajubá, em Itabira (MG)

Outro rondonista, Gabriel Sebben Tadiello vai trabalhar com sua equipe mediação de conflitos na escola, direitos das crianças e dos adolescente e cultura da paz, entre outras. “Preparamos cerca de 20 oficinas para ministrar no município de Coité do Nóia”, informou. ele estuda Relações Internacionais na Universidade do Sul de Santa Catarina, localizada no município de Tubarão.

A Operação Palmares ocorre em municípios do estado com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cada localidade vai receber cerca de 20 voluntários de duas IES. Os estudantes vão desenvolver ações relacionadas com a melhoria do bem-estar social, bem como oferecer capacitação em gestão pública.

 Suporte

“O planejamento do projeto começa com um ano de antecedência quando entramos em contato com os municípios e analisamos as propostas apresentadas pelas universidades”, explicou o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira.

 Para participar do projeto, os estudantes foram transportados para Maceió por diversos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), como o Boeing 767, o C-95 Bandeirante, o C-97 Brasília e o C-99. O 59º BIMtz oferece suporte ao projeto por meio de fornecimento de pessoal e logística. Toda a ação é coordenada pelo Ministério da Defesa.

Por Tenente João Elias / FAB

Fotos: Cabo André Feitosa / FAB

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 

BLOG CADA MINUTO | 18/07/18 | JEQUIÁ DA PRAIA RECEBE PROJETO RONDON PELA PRIMEIRA VEZ

LINK: http://www.cadaminuto.com.br/noticia/323707/2018/07/18/jequia-da-praia-recebe-projeto-rondon-pela-primeira-vez

A equipe do projeto Rondon já está realizando as ações em conjunto com a prefeitura de Jequiá da Praia.  As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira (16). Com cursos nas áreas de educação, saúde, cidadania e justiça, cultura, como também, produção e tecnologia.  De acordo com a prefeita, Jeannyne Beltrão, a ação é um belo projeto de inclusão social, que merece nosso empenho como cidadão e nosso reconhecimento. “Sejam bem-vindos a Jequiá da Praia e que o projeto leve mais inclusão, conhecimento e oportunidade para todos nós”, declara. 

O município recebeu voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo Universidade Federal do Amazonas (UFAM ) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira (UTFPR). Pelos próximos dias, equipes formadas por estudantes de diversas áreas atuarão na região, realizando atividades sociais com escolas e comunidades. 

“A grande vantagem dessa parceria é que vamos integrar o poder público com a população. O Projeto Rondon vai levantar o diagnóstico tanto da necessidade dos munícipes quanto da Prefeitura, enquanto gestora, e elaborar projetos para serem desenvolvidos na cidade”, afirma a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno. 

O projeto Rondon fica no município até o dia 27 de julho. 

Projeto Rondon

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca também, integrar universitários a realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo assim para a formação acadêmica dos estudantes.

 

40GRAUS.AL | 18.07.18 | PREFEITO DE JOAQUIM GOMES RECEBE O CORONEL CAMILO COORDENADOR DO PROJETO RONDON

LINK: http://40graus.al/2018/07/prefeito-de-joaquim-gomes-recebe-o-coronel-camilo-coordenador-do-projeto-rondon.html

 

Na tarde desta terça-feira (17), o Prefeito Adriano Barros (PSB), recebeu o coordenador regional do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, o Tenente Coronel Camilo. Ele é responsável pelo projeto em 12 cidades do estado de Alagoas. A priore, o Coronel agradeceu ao Prefeito pela recptividade e ainda lembrou o aporte logístico em que a Prefeitura tem dado aos mais de 23 estudantes e professores que estão atuando na cidade até o dia 27 de julho.

Além de visitar a Prefeitura, o Coronel também aproveitou para visitar o projeto filantrópico das Irmãs de São José de Pinerolo no Centro Paroquial, onde há mais de 30 anos, crianças e adolescentes são atendidos diariamente com atividades pedagógicas e religiosas.

O projeto também realizou ações na Escola de Ensino Básico São José, com palestras sobre mídia digial, e DSTs.

Reportagem: Hígor Silva

 

VVALE.COM | 18/07/ 18 | PROJETO RONDON: Acadêmicos da Uniuv iniciam Operação Palmares

Link: http://www.vvale.com.br/educacao/projeto-rondon-academicos-da-uniuv-iniciam-operacao-palmares/

Alunos e professores do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) já estão em Chã Preta em Alagoas, para a Operação Palmares do Projeto Rondon.

Dez acadêmicos da instituição participam do projeto. A professora Emili Coimbra, coordenadora da operação, fala como foi a chega do grupo ao nordeste.

O site traz uma entrevista em áudio com a professora Emili Coimbra sobre as atividades da UNIUV.

 

 

Correio Dos Municípios | 18/07/18 | Projeto Rondon traz importantes ações sociais e sustentáveis para Roteiro

LINK: http://www.correiodosmunicipios-al.com.br/2018/07/projeto-rondon-traz-importantes-acoes-sociais-e-sustentaveis-para-roteiro/

 

O município de Roteiro, através do Ministério da Defesa e apoio da Prefeitura, recebe o projeto Rondon. O projeto prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e ambiental e a capacitação da gestão pública.

A solenidade de abertura aconteceu nessa segunda-feira (16/07), com presenças do prefeito Wladimir Britto, do vice-prefeito Alysson Reis, dos secretários das pastas relacionadas ao evento, respectivamente, de Meio Ambiente, Jéssica Oliveira Cavalcante e de educação, Ana Ribeiro, além de demais secretários e autoridades locais. Recebendo ainda universitários da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade de Ribeirão Preto – SP (USP).

É uma ação do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Ela une lideranças comunitárias, população e gestores públicos.

Ainda estre seus objetivos, visa consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. Essa nova edição do projeto Rondon chega em 12 municípios de Alagoas, com a participação de estudantes de 25 Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos estados do país.

“É uma programação muito rica, que vem para somar com as ações que Roteiro vem realizado para contribuição ambiental. Sabemos bem que o desenvolvimento só é completo quando engloba o aspecto sustentável”, disse o prefeito Wladimir.

Na programação consta atividades em diversas áreas, como agroecológica integrada, cursos de horticultura, criação de galinhas, ovelhas, artesanato sustentável, compostagem, apicultura, práticas de recuperação de nascentes, produção de mudas e outras práticas importantes para os avanços sustentáveis.

Fonte: Ascom Roteiro

 

PIACABUCU | 18/07/18 | ‘Operação Palmares’ debate empoderamento feminino com moradoras de Novo Lino

LINK: https://www.piacabucunews.com.br/operacao-palmares-debate-empoderamento-feminino-com-moradoras-de-novo-lino/

 

Em mais um dia da Operação Palmares em Alagoas, os integrantes do Projeto Rondon realizaram nesta terça-feira (17) a oficina “Empodera Mulher” no município de Novo Lino. Com temas voltados para o que significa ser mulher nos dias atuais, a ação teve grande participação das moradoras, e mais de 50 mulheres puderam abordar o assunto em grupo.

Em pauta, a violência contra as mulheres e violação de direitos, além dos mecanismos que são utilizados para a proteção e promoção dessas mulheres.

O Projeto Rondon é a maior extensão universitária do Brasil, e está percorrendo Alagoas. Os 252 alunos de 10 estados participantes vão fazer atividades em 12 municípios do Estado. As oficinas começam a ser ministradas na segunda-feira (16).

Contando com a participação de 25 universidades, escolhidas pelo Ministério da Defesa, o projeto deve levar para a população das cidades alagoanas oficinas e capacitações, e também gerar experiências únicas para os alunos envolvidos.

Quer saber mais sobre o projeto? Visite a página oficial.

 

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto | 18/07/18 | Famerp chega a Alagoas para missão humanitária.

Link: http://www.famerp.br/index.php/todas-noticias/item/912-famerp-chega-a-alagoas-para-missao-humanitaria

Equipe da faculdade participa da ‘Operação dos Palmares’, realizada em comunidades carentes alagoanas até o dia 30 de julho

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp está na cidade de Joaquim Gomes, em Alagoas, onde participa pela 14ª vez do Projeto Rondon, até o dia 30 de julho.

Oito alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, além de dois docentes, participam na cidade do “Operação Palmares”, projeto coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que busca promover a integração social por meio da participação voluntária de professores e estudantes, visando o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e o bem-estar da população de 12 municípios alagoanos.

A equipe dos rondonistas, coordenada pela Profª Drª Ana Maria Neves Finochio Sabino e a Profª Ms. Daise Lais Machado Ferreira, foi selecionada mediante processo seletivo e, para se prepararem para desempenhar a missão, ainda participaram de oficinas e treinamentos. Durante o desenrolar da operação, os acadêmicos realizarão atividades sobre os temas comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça.

Sobre a Operação

A “Operação Palmares” é desenvolvida de 13 a 30 de julho, tendo como municípios alagoanos beneficiados Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Nóia, Jacuípe, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Olivença, Quebrangulo, Roteiro e São José da Laje.

Operação em números

 Nos últimos 12 anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações em 1.164 municípios de 24 Estados, com a participação de 2.219 instituições de ensino superior e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo cerca de 2 milhões de pessoas.

 

Melhor notícia |18.07.18 | Jequiá da Praia recebe Projeto Rondon pela primeira vez

LINK: http://melhornoticia.com.br/noticia/interior/mn82948858/jequia-da-praia-recebe-projeto-rondon-pela-primeira-vez

A equipe do projeto Rondon já está realizando as ações em conjunto com a prefeitura de Jequiá da Praia.  As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira (16). Com cursos nas áreas de educação, saúde, cidadania e justiça,  cultura, como também, produção e tecnologia.  De acordo com a prefeita, Jeannyne Beltrão,  a ação é um belo projeto de inclusão social, que merece nosso empenho como cidadão e nosso reconhecimento. “Sejam bem-vindos a Jequiá da Praia e que o projeto leve mais inclusão, conhecimento e oportunidade  para todos nós”, declara.

O município recebeu voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo Universidade Federal do Amazonas (UFAM ) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira (UTFPR). Pelos próximos dias, equipes formadas por estudantes de diversas áreas atuarão na região, realizando atividades sociais com escolas e comunidades.

“A grande vantagem dessa parceria é que vamos integrar o poder público com a população. O Projeto Rondon vai levantar o diagnóstico tanto da necessidade dos munícipes quanto da Prefeitura, enquanto gestora, e elaborar projetos para serem desenvolvidos na cidade”, afirma a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno. O projeto Rondon fica no município até o dia 27 de julho.

Projeto Rondon

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca também, integrar universitários a realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo assim para a formação acadêmica dos estudantes.

 

AMA Associação dos municípios de alagoanos | 19.07.18 | Jequiá da Praia recebe Projeto Rondon pela primeira vez

LINK: https://ama-al.com.br/jequia-da-praia-recebe-projeto-rondon-pela-primeira-vez/

 

Operação “Palmares”, nomeada assim para homenagear a parceria com o governo alagoano, fica até o dia 27 de julho

A equipe do projeto Rondon já está realizando as ações em conjunto com a prefeitura de Jequiá da Praia.  As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira (16). Com cursos nas áreas de educação, saúde, cidadania e justiça,  cultura, como também, produção e tecnologia.  De acordo com a prefeita, Jeannyne Beltrão,  a ação é um belo projeto de inclusão social, que merece nosso empenho como cidadão e nosso reconhecimento. “Sejam bem-vindos a Jequiá da Praia e que o projeto leve mais inclusão, conhecimento e oportunidade  para todos nós”, declara.

O município recebeu voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo Universidade Federal do Amazonas (UFAM ) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira (UTFPR). Pelos próximos dias, equipes formadas por estudantes de diversas áreas atuarão na região, realizando atividades sociais com escolas e comunidades.

“A grande vantagem dessa parceria é que vamos integrar o poder público com a população. O Projeto Rondon vai levantar o diagnóstico tanto da necessidade dos munícipes quanto da Prefeitura, enquanto gestora, e elaborar projetos para serem desenvolvidos na cidade”, afirma a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno.

O projeto Rondon fica no município até o dia 27 de julho.

Projeto Rondon

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca também, integrar universitários a realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo assim para a formação acadêmica dos estudantes.

 

AMA Associação dos municípios de alagoanos | 19.07.18 | Prefeito diz que Rondon traz importantes ações sociais e sustentáveis

LINK: https://ama-al.com.br/prefeito-diz-que-rondon-traz-importantes-acoes-sociais-e-sustentaveis-para-roteiro/

O município de Roteiro, através do Ministério da Defesa e apoio da Prefeitura, recebe o projeto Rondon. O projeto prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e ambiental e a capacitação da gestão pública.

A solenidade de abertura aconteceu nessa segunda-feira (16/07), com presenças do prefeito Wladimir Britto, do vice-prefeito Alysson Reis, dos secretários das pastas relacionadas ao evento, respectivamente, de Meio Ambiente, Jéssica Oliveira Cavalcante e de educação, Ana Ribeiro, além de demais secretários e autoridades locais. Recebendo ainda universitários da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade de Ribeirão Preto – SP (USP).

É uma ação do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Ela une lideranças comunitárias, população e gestores públicos.

Ainda estre seus objetivos, visa consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. Essa nova edição do projeto Rondon chega em 12 municípios de Alagoas, com a participação de estudantes de 25 Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos estados do país.

“É uma programação muito rica, que vem para somar com as ações que Roteiro vem realizado para contribuição ambiental. Sabemos bem que o desenvolvimento só é completo quando engloba o aspecto sustentável”, disse o prefeito Wladimir.

Na programação consta atividades em diversas áreas, como  agroecológica integrada, cursos de horticultura, criação de galinhas, ovelhas, artesanato sustentável, compostagem, apicultura, práticas de recuperação de nascentes, produção de mudas e outras práticas importantes para os avanços sustentáveis.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA