03/08/2018

Boletim Rondon 7

Confira as notícias sobre o Projeto Rondon do dia 28/07 ao dia 03/08


28/07/2018 | TNH1 ALAGOAS | Projeto Rondon encerra atividades da Operação Palmares

LINK: http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/alagoas/projeto-rondon-encerra-atividades-da-operacao-palmares/?cHash=f35d09f6ab5b5ffd3d1db3b68c709adc

O Projeto Rondon encerrou neste sábado (28) as atividade da Operação Palmares, iniciada no dia 13 desse mês. Em duas semanas, o projeto passou por 12 municípios e beneficiou mais de 24 mil alagoanos. As cidades beneficiadas foram: São José da Lage, Porto de Pedras, Coité do Nóia, Jequiá da Praia, Roteiro, Novo Lino, Quebrangulo, Cacimbinhas, Chã Preta, Olivença, Joaquim Gomes e Belém. A cerimônia de encerramento do projeto ocorreu nesta tarde, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, parte baixa de Maceió.

No evento, estiveram presentes os voluntários do projeto, composto, em sua maioria, por estudantes universitários, além de professores e militares, vindos de dez estados diferentes e 25 universidades, escolhidas pelo Ministério da Defesa.

Durante o encerramento, as equipes que foram distribuídas entre os 12 municípios alagoanos beneficiados pelo projeto puderam apresentar de forma lúdica um pouco do que presenciaram durante os últimos dias.

“É muito gratificante observar os rondonistas, que chegaram aqui há duas semanas, ao mesmo tempo eufóricos e assustados, sem saber o que poderiam encontrar. Eles estavam preparados teoricamente para ministrar oficinas, capacitações... E ao final dessas duas semanas a gente vê que eles saem emocionados”, contou o coronel Alexandre Scholt, coordenador nacional do projeto Rondon.

Para o Scholt, o saldo da visita dos rondonistas aos municípios foi positivo. “Por vezes, mais aprenderam do que puderam passar um conhecimento, então o saldo foi muito positivo. As comunidades receberam muito bem o projeto, foram em torno de 24 mil pessoas beneficiadas diretamente pelo Projeto Rondon, 24 mil pessoas que participaram das oficinas, capacitações e palestras", explicou.

Ele continuou afirmando que a grande maioria das pessoas envolvidas são pessoas que tem condições de multiplicar esse conhecimento. "Então a gente pode jogar aí com mais de 100 mil pessoas que serão beneficiadas com a passagem do Projeto Rondon em Alagoas”, disse o coronel.

Ana Flávia, estudante de Comunicação Social na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia, participou do projeto como voluntária e diz que o Rondon é um projeto de muita importância.

“A gente pode perceber isso quando a gente conversa com as pessoas que participam, nos municípios. A gente ter a oportunidade de poder levar o que a gente aprende pra uma pessoa, numa realidade totalmente diferente da nossa, é aí que a gente percebe que estamos realmente fazendo a diferença”, disse a estudante.

 

31/07/2018 | GUIA MEDIANEIRA | Alunos da UTFPR participam do Projeto Rondon no Estado de Alagoas

LINK: http://www.guiamedianeira.com.br/noticia/20158/Alunos+da+UTFPR+participam+do+Projeto+Rondon+no+estado+de+Alagoas


Já imaginou poder utilizar conhecimentos adquiridos na universidade para auxiliar no desenvolvimento sustentável e na promoção da cidadania? Essa será a missão que oito acadêmicos e dois professores da UTFPR Câmpus Medianeira, estão realizando na Operação Palmares do Projeto Rondon, na cidade de Jequiá da Praia (AL), de 12 a 29 de julho.

Durante esse período, o grupo promove oficinas, palestras, gincanas, teatros e workshops com o propósito de multiplicar conhecimentos e ações para minimizar problemas locais, incentivar o desenvolvimento e fortalecer a conscientização ambiental.

Grupo da UTFPR Medianeira:

Aline Cristina Rodrigues da Silva (Tecnologia em Alimentos)

Bruna Balduino Moreira (Engenharia de Produção)

Carolina Gasperin Zasso (Engenharia Elétrica)

Cassiano Luan dos Santos (Tecnologia em Gestão Ambiental)

Eleomar de Oliveira Pires Junior (Engenharia de Alimentos)

Jhonatan Alves de Jesus (Engenharia Ambiental)

Paola Mariani Coelho (Engenharia Elétrica)

Tamires Bertocco (Engenharia Ambiental)

Professor Marlos Wander Grigoleto (Coordenador)

Professor Carlos Aparecido Fernandes (Adjunto)

Sobre o Projeto

O Projeto Rondon é realizado em todo o Brasil desde 1967, sob coordenação do Ministério da Defesa em parceria com as Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC, além dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.


01/08/2018 | UNIVEL | Missão Cumprida: Professores e alunos da UNIVEL retornam do Projeto Rondon

LINK: http://www.univel.br/institucional/imprensa/noticias/missao-cumprida-professores-e-alunos-da-univel-retornam-do-projeto

 

As ações terminaram, mas na reta final os alunos e professores da Univel tiveram muito trabalho e a certeza de que fizeram a diferença

Os professores e alunos do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizaram um trabalho focado com as empresas locais de Quebrangulo, Alagoas. Na semana passada, durante as noites, foi realizado uma capacitação de empreendedorismo, onde diariamente era abordado um tema diferente, como plano de negócios, marketing, gestão financeira, atendimento, entre outros. Ao final, três empresas foram sorteadas para receber consultoria individual.

Além do atendimento personalizado, os alunos Suélen dos Santos Barbosa e Talyson Byk Schinvelski também ensinaram a oficina sobre empreendedorismo para os estudantes do ensino médio da região. Foram duas tardes tratando sobre plano de negócios e o micro empreendedor individual.

A oficina de audiovisual ficou por conta dos alunos Darci Ambrosio Ribeiro e Kássia Paloma Beltrame, que ajudaram estudantes do ensino médio a desenvolver um estabilizador caseiro para celular. “O pessoal de lá foi muito caloroso e amoroso, eles têm uma vontade enorme de aprender coisas novas, ensinei na oficina de fotografia e audiovisual e com o pouco que eu mostrei eles já melhoraram a visão da própria cidade”, contou a estudante de Fotografia, Kássia Paloma Beltrame. Durante a noite ainda aconteceu uma capacitação com os professores, onde foi discutido o perfil do aluno pós-mídias digitais.

A oficina da Rádio Rondon, do professor Giovani Pinheiro, realizou diversas ações durante os dias, com o propósito de comunicar as novidades e ainda algumas capacitações online. A oficina de artesanato, das alunas de artes, foi responsável por ministrar aulas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Foi muito gratificante, no início o meu objetivo era contribuir para o desenvolvimento daquela comunidade, mas ver aquela realidade me fez rever alguns conceitos”, explicou a aluna de Artes, Jhenifer Duarte.

Para que esse Projeto seja lembrado, os alunos construíram um marco na cidade, um tampo de mesa em mosaico que levou o nome do Projeto Rondon e das Instituições de Ensino Superior participantes, a Univel e a FHO (Centro Universitário Hermínio Ometto). “Quando chegamos lá, nós fizemos uma dinâmica em que dobrávamos um papel no formato de uma camisa e lá deveríamos descrever uma palavra para resumir a experiência e eu escrevi realização”, contou o estudante de Publicidade e Propaganda, Darci Ambrosio Ribeiro. Nessa segunda-feira, dia 30 de julho, os alunos e professores voltaram para suas casas com a sensação de dever cumprido.

As fotos foram registradas pelo Coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Univel, Anderson Costa.

Por: Núcleo de Comunicação


03/08/2018 | O PARANÁ | "Professores e alunos da Univel retornam do Projeto Rondon

LINK: https://www.oparana.com.br/noticia/professores-e-alunos-da-univel-retornam-do-projeto-rondon

Os professores e alunos do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizaram diversas oficinas durante os 15 dias "que permaneceram em Quebrangulo, Alagoas. Abordando temas como empreendedorismo, artesanato, esportes, audiovisual, "rádio, entre outros, as ações chegaram ao fim com a construção de um marco na cidade. “Foi muito gratificante, no início meu objetivo era contribuir para o desenvolvimento daquela comunidade, mas ver a realidade me fez rever alguns conceitos” "explicou a aluna de Artes, Jhenifer Duarte.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA