05/10/2018

Professores participam de viagem precursora da Operação Parnaíba

Entre os dias 23 e 29 de setembro, 31 professores de 16 Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos Estados do Brasil participaram da viagem precursora da Operação Parnaíba, que acontecerá em janeiro de 2019 no Estado do Piauí.

Nesta etapa da Operação, os professores Rondonistas receberam diversas orientações e tiveram a oportunidade de visitar os municípios onde trabalharão em janeiro. Foi uma oportunidade de conversar com prefeitos, secretários e lideranças locais, como afirma o professor coordenador Caio César, da Fundação João Pinheiro – EG-FJP “foi diferente enxergar os municípios na viagem precursora, conseguimos fazer um levantamento do que é realmente necessário e presenciamos novas demandas. Todas as reuniões e momentos de observação foram importantes para o reajuste de nossa proposta. ”.

 

Foto oficial da viagem precursora da Operação Parnaíba

 

 No início das atividades (23/09) os professores foram recebidos em Teresina pelo 25° Batalhão de Caçadores, que em janeiro será a organização militar apoiadora da Operação. Lá participaram de reuniões, tiveram a oportunidade de conhecer a IES parceira e os “anjos”, militares de ligação entre as equipes e a coordenação do Projeto Rondon.

Já o segundo dia (24/09) foi marcado pela partida para os municípios. Os professores, a coordenação do Projeto Rondon e representantes locais participaram de uma reunião na Associação Piauiense de Municípios – APPM. Foi um momento de contato entre todos, que expressaram ansiedade pela Operação, como é o caso de Márcia de Oliveira, Secretária de Assistência Social do município de Cabeceiras do Piauí, que afirmou “O Projeto Rondon está sendo um presente que estamos recebendo, todos os gestores estão empolgados para receber os estudantes que com certeza trarão ações que serão positivas e farão diferença na história de cabeceiras do Piauí.”.

Após a partida e durante o restante da semana, os professores dos conjuntos A e B focaram no contato com as lideranças, secretários, prefeitos e reconhecimento do município, alojamentos e futuros locais de oficinas. Já o professor coordenador responsável pelo conjunto C, Felipe Couvara, da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI fez juntamente com a Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon contato com a mídia local, reunindo-se com as filiadas de TV, rádio e outros veículos.


Entrevista para a TV Antena 10

 

 Após cinco dias nos municípios os professores retornaram para Teresina e tiveram a reunião de feedback e partida. Agora a expectativa é para janeiro, ressaltou o professor Caio César da EG – FJP “Tem um grupo de jovens cheio de energia, vamos começar a trabalhar fortemente para trazer o melhor possível para o município. Entender as demandas foi muito importante para que possamos fortalecer nossas oficinas, sem a precursora não seria possível fazer uma filtragem tão boa da realidade local. ”.

Por fim, a viagem precursora terminou no dia 29/09 e foi uma fase de suma importância para os professores coordenadores terem contato com o que foi previamente pontuado no diagnóstico e alinhar as propostas de trabalho das duas equipes.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA