18/01/2019

Operação Parnaíba - Boletim 1

10/01/2019 | SOMOS NOTÍCIA | Ações do Projeto Rondon têm abertura oficial em Amarante próximo dia 21


LINK:
https://somosnoticia.com.br/noticias/cidades/amarante/projeto-rondon-em-amarante-127199.html


Universitários voluntários do Brasil estarão em Amarante a partir do próximo dia 21 por meio do Projeto Rondon com execução de oficinas aos jovens do município.

Até o dia 1º de fevereiro, a população de Amarante vai ter à sua disposição oficinas em várias áreas, através da Operação Parnaíba, que também vai contemplar diversas cidades do Piauí.
A ação tem finalidades como estimular a transformação social nas áreas de atuação do Projeto, que é resultado de uma ação do Ministério da Defesa em parceria com a prefeitura municipal, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Assistência Social e Saúde.

O ato solene de abertura do projeto, segundo informações, está marcado para o dia 21 de janeiro, ficando para o dia seguinte o início das oficinas, que terão temáticas nas áreas da Saúde, Educação, Direitos Humanos, dentre outras.

O coordenador do Projeto, coronel Marcelo Martins Soares, disse em entrevista ao Somos Notícia que o projeto representa também um fortalecimento do perfil econômico, além de capacitar pessoas.

“O Projeto Rondon tem contribuído com mais de mais de 3 mil municípios do Brasil. Ele leva oficinas e minicursos que vão fomentar a economia capacitando pessoas para aproveitar, tanto a estrutura governamental que existe em serviços públicos como também o desenvolvimento de atividades econômicas na área de cooperativismo e empreendedorismo, o que termina por fortalecer o perfil econômico e o desenvolvimento da capacitação das pessoas, por meio de talentos e técnicas”, disse ele.
 

12/01/2019 | INFORMATIVO DO VALE | Projeto Rondon na Univates recebe inscrições de voluntários para realizarem atividades no Piauí


LINK:
https://informativo.com.br/geral/oportunidade-de-experimentar,290937.jhtml 

Lajeado - A Univates participa do Projeto Rondon na Operação João de Barro, que ocorre entre os dias 12 e 28 de julho de 2019, no município de Arraial, no do Piauí. Até o dia 22 de fevereiro, estudantes da Universidade interessados em participar podem se inscrever. É a décima vez que a Univates participa do projeto, e ficou classificada em terceiro lugar entre 16 universidades no conjunto B.


A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população. Além disso, objetiva acrescentar valores à formação do universitário como cidadão, integrando-o a ações que envolvam a realidade do país, e estimulá-lo na produção de outros projetos locais. As atividades são realizadas em regiões que necessitam de maior aporte de bens e serviços.

Podem participar alunos de todos os cursos de graduação, regularmente matriculados na Univates e que tenham concluído pelo menos 50% do curso. Serão priorizados aqueles que tenham afinidade com as atividades do Conjunto B. Os inscritos deverão participar da reunião de seleção, que ocorre no dia 26 de fevereiro, no auditório do Prédio 9, às 17h30min. Nesse dia, os candidatos devem entregar uma contextualização sobre o território onde será desenvolvida a operação (de 500 a 800 palavras); relacionar a proposição da Agenda 2030 à contextualização apresentada, considerando-se a aprovação da Univates no conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho); e entregar carta de recomendação do coordenador de curso, currículo com foto e histórico escolar atualizado.

Oito alunos serão classificados, ocorrendo a divulgação até o dia 8 de março. É fundamental estar disponível para iniciar as atividades relativas aos projetos em março e participar das reuniões semanais que ocorrem nas terças-feiras às 17h30min, a partir do dia 12 de março. "Fomos para ensinar, mas quem aprendeu fomos nós"

Diplomada em Jornalismo pela Univates, Bruna Laís Alves participou do Projeto Rondon em julho de 2016, na Operação Forte dos Reis Magos, realizada no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte. Ela sempre gostou de conhecer pessoas e ajudá-las. "O voluntariado faz parte da minha vida há anos e me faz um bem enorme. Vi no projeto uma oportunidade de entender outra realidade e compartilhar meus conhecimentos adquiridos durante a graduação", conta.

Desde março, o grupo de rondonistas selecionados e os professores responsáveis reuniam-se com frequência para definir e planejar as atividades que seriam executadas. De acordo com Bruna, havia necessidades específicas do município que precisavam ser contempladas por meio da realização de oficinas. As atividades foram divididas conforme a área de cada rondonista. "O Projeto Rondon é lindo. Só quem participa dele entende esse sentimento. Fomos para ensinar, mas quem aprendeu fomos nós. Voltar para casa se sentindo diferente é inevitável, pois vivenciamos uma realidade muito diferente daqui. Levar informação para pessoas que vivem em outra condição, poder compartilhar aprendizados e receber carinho e acolhimento é único e indescritível. É uma experiência que levo para a vida", afirma Bruna.

 

15/01/2019 | UFRGS Equipe da UFRGS rumo à Operação Parnaíba pelo Projeto Rondon


LINK:
https://www.ufrgs.br/prorext/equipe-da-ufrgs-rumo-a-operacao-parnaiba-pelo-projeto-rondon/ 

Os estudantes e professores da UFRGS que desenvolverão atividades no Projeto Rondon – Operação Parnaíba, participaram de um encontro de despedida nessa segunda-feira, dia 14, antes do embarque para Nossa Senhora de Nazaré, Piauí no dia 18.
 

O reitor Rui Vicente Oppermann, a vice-reitora Jane Tutikian e a pró-reitora de Extensão Sandra de Deus, participaram do encontro em frente à Faculdade de Educação para desejar uma boa viagem ao grupo e lembrar aos professores e alunos, de que aproveitem essa experiência ímpar da qual farão parte. O encontro foi marcado pela alegria, expectativa e ansiedade. A equipe irá atuar na cidade de Nossa Senhora de Nazaré, do dia 18 de janeiro a 3 de fevereiro, em atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia.

A equipe rondonista é composta por alunos de diferentes cursos: Ana Carolina Schuh Frantz (Eng. Materiais); Cecília Charpinel Diniz Gomes (Medicina); Gabriel Sehnem Heck (Eng. Ambiental); Juliana Giazzon Cavalli (Arquitetura); Marina Fagundes (Eng. Ambiental); Matheus da Silva Camargo (Biotecnologia); Tobias Bertoldi Agostini (Eng. Metalúrgica) e Vitor Goulart Henrique Leite (Geologia); e os suplentes Vitória Schmidt Caron (Farmácia); João Gomes Ilha (Geologia). Os selecionados participaram durante os meses de outubro a janeiro de reuniões, preparação e capacitação.

Segundo a coordenadora adjunta do projeto, Liliane Ferrari Giordani, professora da Faculdade de Educação, os alunos estudaram muito a região, para levar alguns projetos, como o pessoal da Geologia que estará oferecendo trabalhos relacionados à água, e a Engenharia de Materiais com produtos relacionados à carnaúba, abundante na região. Para a coordenadora, a ideia é multiplicar. “Não adianta nada a gente ir lá fazer algo e voltar, e não ficar nada como multiplicador. Essa é a nossa intenção”, aponta a docente.

A acadêmica de Engenharia Ambiental, Marina Fagundes tinha o desejo de participar do projeto, motivada pelos relatos de colegas que fizeram parte de outras expedições. A estudante vê no fato do contato com outros cursos e uma comunidade cuja realidade é diferente, uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma iniciativa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. A coordenação do grupo da UFRGS é dos professores Álvaro Meneguzzi (Eng. Materiais), Liliane Ferrari Giordani (Educação) e Aragon Érico Dasso Júnior (Administração Pública e Social).

 

16/01/19 | CIDADE VERDE | Projeto Rondon inicia operação no Piauí na próxima sexta (18)

LINK:
https://cidadeverde.com/noticias/291320/projeto-rondon-inicia-operacao-no-piaui-na-proxima-sexta-18

Em entrevista ao Acorda Piauí, o capitão de fragata José Antonio Gomes da Silva, explica sobre o início da operação do projeto Rondon no Piauí. Esta será a sexta vez que o Projeto
Rondon realiza uma operação no estado do Piauí. A Operação “Parnaíba”, batizada em homenagem ao curso d’água que divide os estados do Maranhão e do Piauí, acontecerá no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro.



A Operação “Parnaíba” pretende impactar as lideranças comunitárias, os agentes
multiplicadores, os difusores e os replicadores, os professores, os agentes de saúde, os servidores públicos e a comunidade em geral, capacitando-os nas seguintes áreas de conhecimento: saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção, comunicação e comunicação social.

 

16/01/19 | R10 MUNICÍPIOS | Município de Regeneração receberá ações do Projeto Rondon
O projeto acontece em uma parceria do Ministério da Defesa com a prefeitura de Regeneração.

LINK:
https://www.portalr10.com/noticia/19770/municpio-de-regenerao-receber-aes-do-projeto-rondon

O município de Regeneração receberá o Projeto Rondon, “Operação Parnaíba”, que acontecerá de 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019. Durante as ações do projeto no município, serão realizadas oficinas nas áreas da saúde, educação, cultura e meio ambiente, tanto na sede quanto na zona rural. O projeto acontece em uma parceria do Ministério da Defesa com a prefeitura de Regeneração.

A Operação “Parnaíba” será desenvolvida em diversos municípios do Estado do Piauí, tendo como Centro Regional a capital Teresina. O nome da operação, que homenageia o rio Parnaíba, um dos mais importantes para o estado. 


Em setembro de 2018, a coordenação do projeto e os professores rondonistas estiveram no estado em visita aos municípios contemplados. Estudantes que estão na fase final da universidade em áreas diversas como saúde, meio ambiente, ciências agrárias, informática, educação e outras áreas sociais, poderão participar do projeto que propicia a atuação nas regiões mais necessitadas do país.

PROJETO RONDON

O Projeto Rondon selecionou as regiões onde serão desenvolvidas as operações. Para a seleção dos municípios que irão fazer parte da operação, um representante da Coordenação-Geral do projeto fez uma visita a cada um deles.

Desenvolvido desde a década de 60 pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

A prefeitura é um importante ator na realização das operações do Projeto Rondon. O interesse, a participação e o engajamento do prefeito e seus representantes constituem fatores determinantes para a escolha do município e no sucesso das ações e do trabalho dos rondonistas.

Fonte: Canal 121

 

17/01/19 | CIDADE VERDE | Operações do Projeto Rondon começam sexta-feira (18) no Piauí

LINK:
https://cidadeverde.com/cvplay/v/37383/projeto-rondon-inicia-operacao-em-15-municipios-do-piaui


 

17/01/19 | G1 Piauí | Operações do Projeto Rondon começam sexta-feira (18) no Piauí

LINK:
http://g1.globo.com/pi/piaui/bom-dia-piaui/videos/v/operacoes-do-projeto-rondon-comecam-sexta-feira-18-no-piaui/7305754/

  

17/01/19 | Vvale | UNIUV participará do Projeto Rondon no Piauí

LINK:
http://www.vvale.com.br/educacao/uniuv-participara-projeto-rondon-no-piaui/


O Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) foi classificado para o Projeto Rondon – Operação Parnaíba, que inicia dia 18 de janeiro no Piauí. O professor Tiago Kohut é quem vai liderar os acadêmicos, junto com a professora Rozzani Braunn.
O Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal que visa a somar esforços com as lideranças comunitárias com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. 

Oito acadêmicos passaram no processo de seleção, que são eles: Hayla Morandi, Pietra Caroline Simões de França, Letícia Lais Sonálio, Gustavo Paes Guarnieri, Kelvin Rodrigues de Brito Rosa, Vinicius Hilario Lewandowski, Guilherme de Camargo e Luan Arving de Lara. 

“Eu acredito que o projeto é um aprendizado, é uma sala de aula expandida que nos faz crescermos tanto quanto acadêmico, quanto profissional”, comenta a acadêmica Hayla. 

Em setembro, Kohut participou da viajem precursora, quando ele conheceu o local em que os rondonistas vão se alojar. Além de resolver questões de alimentação e transporte, apresentou o plano de trabalho e fez as adequações necessárias. 

O acadêmico Vinicius conta que sempre se interessou em ter esse conhecimento comunitário. “O Rondon proporciona essa interação com a comunidade. Eu participei da operação rondon regional, onde consegui mostrar a realidade acadêmica para o município”.

A instituição vai para a sétima participação no Projeto, e dividirá as oficinas com uma equipe do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

 

17/01/19 | SOMOS NOTÍCIA | Projeto Rondon: Amarante terá oficinas, Workshops, palestras e minicursos; veja como se inscrever

LINK: https://somosnoticia.com.br/noticias/cidades/amarante/projeto-rondon-em-amarante-2-127581.html


 As inscrições no Projeto Rondon terão início em Amarante a partir do próximo dia 22, terça-feira. Elas vão ser realizadas no colégio Da Costa e Silva pelos universitários rondonistas que vão comandar a execução do projeto ao longo de uma semana em Amarante. A informação é do secretário de Educação, Ironilson Lima. 

 A abertura oficial está marcada para o dia 21, segunda-feira, na Câmara de Vereadores, a partir das 8h, quando estarão presentes autoridades municipais, a exemplo do prefeito Diego Teixeira, secretários. vereadores e também coordenadores do projeto. 

 Segundo informações, aproximadamente 40 rondonistas estarão em Amarante. Eles vão comandar todo o processo de inscrições no colégio Da Costa e Silva, local escolhido para serem realizadas as oficinas.

“Quando terminar a abertura, eles vão para os quatro cantos da cidade. Os rondonistas têm um organograma militar, tudo sob orientação do Ministério da Defesa. Vamos dar o apoio necessário durante toda a execução do projeto. As inscrições dos alunos para as oficinas serão feitas no colégio Da Costa e Silva, sob o comando e organização dos rondonistas, a partir do dia 22”, afirmou Ironilson Lima.

 A zona rural terá ações do Projeto Rondon nas comunidades Mimbó, Emparedada e Conceição. “A gente pensou em levar para essas comunidades maiores para que elas envolvam outras localidades no entorno”, finalizou o secretário

De acordo com o prefeito Diego Teixeira, o município está de parabéns pela herança de conhecimentos que será deixada à população.

 “Amarante está de parabéns. Na pré-seleção, eles viram um grande potencial em nossa cidade. Abraçamos a causa, e o município está de parabéns por receber um projeto dessa magnitude porque vai deixar para Amarante uma herança de conhecimentos”, afirmou o prefeito Diego Teixeira. 

Dois grandes grupos, um de Pernambuco e outro do Paraná, vão compor a equipe de universitários voluntários do Projeto em      Amarante para a realização das oficinas.

 Como parte da programação, haverá oficinas, rodas de conversas, Workshop, atividades extras, palestras e minicursos.

 A Operação pretende impactar as lideranças comunitárias, agentes multiplicadores, difusores e os replicadores, professores, agentes de saúde, servidores públicos e a comunidade em geral, capacitando-os nas seguintes áreas de conhecimento: saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção, comunicação e comunicação social.

 Diversas oficinas serão realizadas durante o período, dentre elas: danças populares, produção de sabão, oratória, produção de textos, como abrir uma empresa, atendimento ao público, filetagem de peixes, fotografia e oficina de produção de repelentes.

 Os municípios contemplados nessa etapa na intitulada Operação Parnaíba são: Água Branca, Amarante, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Porto, Regeneração e São Miguel do Tapuio.

 Na finalização das oficinas, todos os participantes terão certificação do Projeto Rondon.

Fotos: Leomar Duarte

 

17/01/19 | PORTAL DA APPM | Presidente da Appm recebe coordenadores do Projeto Rondon

LINK: http://www.appm.org.br/noticia/presidente-da-appm-recebe-coordenadores-do-projeto-rondon   

 Em agenda administrativa na mnhã desta quinta-feira (17), o presidente da APPM, Jonas Moura, recebeu o coronel Yatabe e o tenente-coronel Scholtz, coordenadores do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, que estão em Teresina para participar da cerimônia de abertura da Operação “Parnaíba”, que estará sendo realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), às 11h do dia 19 de janeiro.

 Esta será a sexta vez que o Projeto Rondon realiza uma operação no estado do Piauí. A Operação “Parnaíba”, batizada em homenagem ao curso d’água que divide os estados do Maranhão e do Piauí, acontecerá no período de 18 de janeiro a 03 de fevereiro. A Operação pretende impactar as lideranças comunitárias, agentes multiplicadores, difusores e os replicadores, professores, agentes de saúde, servidores públicos e a comunidade em geral, capacitando-os nas seguintes áreas de conhecimento: saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção, comunicação e comunicação social.

 Os municípios contemplados nessa etapa são: Água Branca, Amarante, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Porto, Regeneração e São Miguel do Tapuio.

 O estado do Piauí receberá 312 rondonistas, dentre professores e alunos universitários, que atuarão em 15 municípios do estado e terá como centro regional a cidade Teresina.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA