21/01/2019

Operação Parnaíba inicia oficialmente em Teresina

   Na última quinta, 17, o 25º Batalhão de Caçadores recebeu os 311 rondonistas das 31 Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Projeto Rondon. As universidades foram recepcionadas com uma formatura militar em homenagem a  chegada dos rondonistas, cerimônia na qual discursaram autoridades da região. Apresentando um pouquinho da cultura da cidade de Teresina, Centro Regional da Operação, os rondonistas também puderam conhecer pontos como Palácio Cultural, Ponte Estaiada e Mercado de Artesanato.

   Já no dia 19, foi realizada a cerimônia de abertura oficial da Operação e, no dia seguinte, os rondonistas receberam seu catanho - refeição típica militar -, e saíram para as cidades onde realizarão suas atividades.

   A Governadora em exercício do Estado do Piauí, Regina Souza, fala sobre importância do Projeto Rondon para a valorização de temas como Meio Ambiente e Educação e ressalta a participação dos jovens: “Eu tenho muita esperança porque eu sei que juventude tem garra, tem força, tem raça.  E com certeza vão fazer um trabalho muito bonito no nosso estado e o Piauí só tem a ganhar com isso , mas vocês também ganham”.

    O Coordenador-Geral do Projeto Rondon, vice-almirante Barros Coutinho,  explica que o estado não recebia uma operação há 4 anos e que é comum o projeto revisitar alguns estados, já tendo em vista suas necessidades e a importância dessa relação com o Projeto Rondon.

   “Nós temos que formar um Brasil melhor. Para formar um Brasil melhor nós temos que formar um povo melhor”, destacou o Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edervaldo, ressaltando, ainda, a importância do Projeto Rondon na formação do cidadão e na oportunidade que a iniciativa oferece em mostrar a realidade brasileira longe do conforto do lar. “Nós vivemos dentro das nossas faculdades, dentro das nossas casas, mas não conhecemos a realidade do Brasil”.

   A Operação Parnaíba visa a atender 15 municípios piauienses entre os dias 20 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019, entre eles estão: Água Branca, Morro do Chapéu, Matias Olímpio, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Amarante, Regeneração, São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Cabeceiras do Piauí.

Fonte: Comunicação Social - UNIVALI

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA