25/01/2019

Operação Parnaíba - Boletim 2

24/01/2019 | JORNAL ESP | Projeto Rondon está a todo vapor na cidade de Morro do Chapéu do Piaui

 LINK: http://jornalesp.com/doc/147568 

 O importante Projeto Rondon, é um projeto de integração social do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa e está a todo vapor no município de Morro do Chapéu do Piaui.

O importante Projeto, teve inicio naquele município na última segunda-feira (21/01) e vai se estender até o dia 31 desse mês com a realização de Oficinas, Palestras e Cursos nas Escolas municipais da zona urbana e rural.

 Vale ressaltar que todas essas oficinas e cursos, estão sendo desenvolvidas no município através de uma importante parceria entre a Prefeitura administrada pelo Prefeito Marcos Henrique Fortes Rebelo (PSD) e a direção do Projeto Rondon, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

 

24/01/2019 | UFJF NOTÍCIAS | Campus GV participa de operação do Projeto Rondon no Piauí

 LINK: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/01/24/campus-gv-participa-de-operacao-do-projeto-rondon-no-piaui/

Férias. Para a maioria das pessoas esta palavra representa descanso. Mas para oito alunas e dois professores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) o período de pausa nas aulas é uma oportunidade para ajudar a melhorar a vida de 4,5 mil moradores de Jatobá do Piauí. A UFJF é uma das 32 instituições de ensino superior a integrar a edição deste ano do Projeto Rondon, batizada de Operação Parnaíba. É a primeira vez que o campus participa da iniciativa.

A equipe da UFJF-GV desembarcou no município piauiense no último domingo, 20, e vai permanecer no local – juntamente com membros da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – até o dia 1º de fevereiro, promovendo atividades nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção e comunicação. As ações são destinadas a gestores municipais, profissionais de educação, saúde, assistência social e lideranças comunitárias.

Para a discente Luiza Marques Reggiani, 21, a experiência em participar do projeto está superando todas as expectativas. “É muito mais que uma lição de cidadania, estão sendo uma lição de vida”, afirmou a estudante do nono período de Direito, que nesta quinta-feira, 24, coordenou ação sobre proteção da criança e do adolescente, que contou com a participação de membros do Conselho Tutelar e de alguns moradores da cidade. Segundo Reggiani, duas adolescentes que participaram da atividade afirmaram ter aprendido muito sobre os seus próprios direitos. “O pessoal daqui está muito interessado no nosso trabalho e é gratificante perceber isso. Essa troca está sendo sensacional”, finaliza a estudante que nesta sexta-feira, 25, participa de uma ação relacionada à violência doméstica.

Luiza e as outras sete alunas são coordenadas pelos docentes da UFJF-GV Leandro Cardoso (Nutrição) e Meirele Rodrigues (Educação Física), que trabalharam durante quatro meses para preparar a equipe para as ações que iriam desenvolver no Piauí. 

Participar do Rondon não é novidade para Cardoso. Há dez anos, como estudante universitário, ele integrou uma outra operação. O sentimento que o fez retornar ao projeto é o mesmo de uma década atrás: “cuidar e olhar o próximo”. Na opinião do professor, para os estudantes a experiência é “uma lição de vida e de cidadania”. Ele explica: “cidadania a partir do momento em que se propõem a  se doar em um trabalho voluntário. Essa é uma das obrigações de um estudante de uma universidade pública federal. E uma lição de vida em cada um dos locais onde passam, em cada abraço que recebem das crianças e em histórias que eles escutam e que, muitas vezes, os abalam emocionalmente”. Já  enquanto docente, Cardoso aponta como principal contribuição a experiência relacionada à gestão “mais voltada para a comunidade.”

Já para Meirele Rodrigues, o trabalho cooperativo é o principal resultado do grupo da UFJF na operação. “Nós estamos aprendendo a trabalhar em equipe, a ter um olhar mais sensível para a necessidade do outro e a trabalhar para o próximo e para o ambiente onde estamos inseridos”. O resultado para a universidade, segundo ela, é a formação de “profissionais mais humanos e com uma experiência de vida que é ímpar”.

    

O projeto

Considerado o maior projeto de extensão universitária do Brasil, o Rondon é uma ação do governo federal conduzida pelo Ministério da Defesa, que engloba vários ministérios e conta com a parceria de estados, municípios e líderes comunitários. Os rondonistas – como são chamados os professores e estudantes participantes – desenvolvem ações voltadas para a sustentabilidade e a cidadania. Cada operação recebe um nome. Esta edição foi batizada de Operação Parnaíba em homenagem ao rio que divide os estados do Maranhão e do Piauí.

Desenvolvido desde 1967, segundo a página do projeto na internet, o Rondon prioriza “ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública”, além de buscar “consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.” 

Equipe participante do projeto:

Professores: Leandro Cardoso (Nutrição) e Meirele Rodrigues (Educação Física)

Estudantes: Amanda Pinho (Odontologia), Ana Luisa Costa (Nutrição), Gilcimara Costa (Nutrição), Junia Marise (Direito), Karen Toledo (Medicina), Luiza Marques (Direito), Sylvania Batista e Silva (Educação Física) e Vivianny Gomes (Educação Física)

 

25/01/2019 | JORNAL ARAXÁ | :: Projeto Rondon :: Estudantes do Centro Universitário participam de nova edição do Projeto Rondon

 LINK: http://www.jornalaraxa.com.br/noticia/pagina/id/8481

 A Equipe de Rondonistas desembarca em Renegeração para desenvolver vários projetos sociais e humanitários.

Tomados de muita expectativa, ansiedade e determinação, os estudantes e professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) que participarão da Operação Parnaíba, do Projeto Rondon, embarcaram, na última quinta-feira (17), rumo ao município de Regeneração (PI). A Equipe de Rondonistas permanecerá na cidade - distante 140 quilômetros da capital Teresina - até o próximo dia 3; e, lá, realizará diversas atividades em prol do desenvolvimento da comunidade local. 

As ações proporcionarão benefícios permanentes, a partir do conhecimento universitário; capacitando multiplicadores do próprio município; os quais continuarão o trabalho lá desenvolvido. 

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com outros Ministérios (Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros), governos estaduais e municipais e Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, que enviam às Operações equipes de estudantes e professores de Cursos que estejam dentro dos eixos, propostos para a edição. Nessa edição do Projeto, o UNIARAXÁ atuará na temática do Conjunto B, que abrange as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

 Sob a coordenação da Professora Karina da Costa Souza e o acompanhamento do Professor Cristiano Alves, a Equipe de Rondonistas do Centro Universitário de Araxá é composta pelos estudantes: Ana Carolina Mamede Oliveira (Engenharia Civil); Carolina Oliveira Coelho (Administração); Emerson Henrique de Almeida (Engenharia Ambiental e Sanitária); Ernandes Resende da Silva Júnior (Engenharia Civil); Jorge Ferreira Lima Neto (Engenharia Ambiental e Sanitária); Lucas Caetano da Silva (Engenharia Mecânica); Raissa Kétura da Silva (Engenharia Civil); e, David Silva Alexandre (Engenharia Ambiental e Sanitária).

 De acordo com a Professora Karina, o interesse pelas atividades que serão realizadas pela Equipe é significativo. “Esperamos um público bem diverso nas atividades; desde representantes da comunidade em geral a agentes da Prefeitura da cidade, que serão os responsáveis por repassar todo o conhecimento após o Projeto. Temos mais de 700 inscritos nas oficinas; o que demonstra o grande interesse da população em aprender conosco. Esse interesse havia sido sinalizado já na viagem precursora do Projeto Rondon; provando o quanto o município está à procura de melhorias”, conta.

  Dentre as atividades preparadas pelos estudantes araxaenses está a capacitação da comunidade local para a construção de fossa séptica, a construção de um sistema de captação de água da chuva, a implantação de um plano municipal de saneamento básico e a coleta seletiva; além do monitoramento da qualidade da água do município. A população poderá, ainda, aprender como se destacar no mercado de trabalho, desenvolver um plano de negócios e produzir sabão artesanal, a partir da reciclagem do óleo de cozinha. Nas escolas, os Rondonistas realizarão oficinas sobre plantio de hortas, além de gincanas sobre Educação Ambiental. Palestras sobre Educação no Trânsito, também, fazem parte do cronograma de atividades.

 Destaque especial para o Festival Multicultural de Regeneração. No evento, os Rondonistas araxaenses realizarão a degustação de produtos da Terra de Beja; como doces e queijos variados. Não faltará, ainda, o famoso pão de queijo mineiro.

 Fechando com chave de ouro a participação no Festival, a Equipe encenará um casamento caipira – tradicional nas festividades juninas de nossa região. Em outro momento, está previsto, também, um sarau com músicas típicas de Minas Gerais.

 Segundo o aluno David Alexandre, a expectativa por novos conhecimentos e troca de experiências é grande. “Esperamos ter muito trabalho e que todos se envolvam. A intenção é aplicar tudo o que foi planejado; e, por meio dos conhecimentos adquiridos no UNIARAXÁ, contribuir com a comunidade de Regeneração. Temos grandes expectativas, também, na troca de experiências; aprendendo com a população local, conhecendo uma nova cultura; inclusive com a outra Equipe que estará conosco na Operação Parnaíba, que é da cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul”, diz.

 Dentro da programação do Projeto Rondon, o UNIARAXÁ e a UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta) foram escolhidos para fazer o encerramento do Projeto. As duas Instituições de Ensino farão uma socialização às demais Equipes participantes do Rondon, baseada no trabalho realizado em Regeneração. O encerramento dessa edição do Projeto Rondon acontecerá na capital Teresina.

 

25/01/2019 | TRÂNGULO NOTÍCIAS | Alunos do Projeto Rondon embarcam para Boqueirão do Piauí 

LINK: https://triangulonoticias.com/alunos-do-projeto-rondon-embarcam-para-boqueirao-do-piaui/

Alunos e professores do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) partiram para mais uma missão do Projeto Rondon. Durante 17 dias os rondonistas do UNIPAM ficarão na cidade de Boqueirão do Piauí (PI) – Operação Parnaíba. 

O grupo é formado pelos professores Laércio Vida e Priscilla Rosa Queiroz Ribeiro e pelos alunos Ana Clara Antunes Fonseca, do curso de Odontologia, Ana Paula Leonor Rodrigues, do curso de Psicologia, Gustavo Correa de Amorim, do curso de Enfermagem, Hellen Cristina da Silva Oliveira, do curso de Educação Física, Lorena Cristina Pádua de Andrade Santos, do curso de Pedagogia, Luiza Cardoso Boaventura Vinhal, do curso de Direito, Mariane de Melo Silveira, do curso de Medicina e Patrick Ferreira Cardoso, do curso de Zootecnia.

O grupo irá desenvolver oficinas pelo Conjunto A, nas áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça e Saúde. Na oportunidade farão os projetos em parceria com o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) do Paraná, responsável pelo Conjunto B, nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.

O projeto Rondon tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário. Além de promover desenvolvimento sustentável,  o  bem-estar  social  e  a  qualidade  de  vida  nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.

Serão oferecidas à população 60 oficinas nas mais diversas áreas. 

Fonte: UNIPAM

 

 

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA