28/01/2019

Série de vídeos reúne causos sobre o Projeto Rondon e sobre o Piauí

Nas andanças pelas cidades participantes da Operação Parnaíba, a ComSoc - time de comunicação responsável pela pela cobertura dasatividades - conheceu um pouco do Piauí sob o olhar da comunidade. O registro dessas histórias deu origem ao Causos Operação Parnaíba, uma série de histórias desse sertão e de pessoas que tem uma relação muito especial com o Projeto Rondon.

São pessoas como o seu Raimundo Dutra, da cidade de Porto, no norte do estado. Dono de um jeito simples e calmo, é um entre os 9 irmãos que foram criados na beira do Rio Parnaíba. Assim como foi com seu pai, fez do rio sua principal fonte de sustento. Seu Raimundo conta um pouquinho sobre a experiência que foi participar de uma oficina de piscicultura em uma das Operações do Projeto Rondon no município. “A gente aprendeu muita coisa, como dar ração, como cavar um tanque. A gente só ouvia falar mas não sabia, e esse curso ensinava a gente”.

A Maria Mônica Sousa, mais uma personagem da série, entrou no espírito rondonista e virou uma verdadeira multiplicadora de conhecimento. Moradora de Morro do Chapéu do Piauí, Maria atua na comunidade repassando os conhecimentos adquiridos por meio das oficinas do Projeto Rondon. 

Making of da gravação de um episódio da série Causos Operação Parnaíba em Amarante. Foto: Fernanda Duarte. 

 

O que todas essas histórias têm em comum? Todas são uma lição de vida e de cidadania. Assista todos os vídeos da série no nosso canal no Youtube: https://goo.gl/3ex9nm


Texto: Karol Braga

Foto: Felipe Colvara e Fernanda Duarte.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA