22/02/2019

Boletim Rondon 16

18/02/2019 | UEMS | Projeto Rondon seleciona universitários para Operação no interior do Piauí

LINK para matéria completa: http://www.uems.br/noticias/detalhes/projeto-rondon-operacao-joao-de-barro-seleciona-universitarios-173331

Estudantes que tenham feito mais de 51% da graduação podem se candidatar para participar da seleção do Projeto Rondon Nacional – Operação “JOÃO DE BARRO” – Conjunto B. O edital foi publicado nesta segunda-feira (18) pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. O projeto será entre os dias 12 e 28 de julho de 2019, no município de Francisco Ayres- Piauí.

A operação “JOÃO DE BARRO” – Conjunto B contemplará ações nas áreas temáticas de Comunicação; Meio ambiente; Tecnologia e produção e Trabalho. Podem se candidatar acadêmicos regularmente matriculados que já tenham feito mais da metade da graduação e que não tenham participado de nenhuma edição anterior do Projeto Rondon. É importante também não apresentar nenhum problema de saúde que inviabilize o deslocamento de ônibus, avião ou barco. Mulheres não podem estar gestantes, tendo em vista a permanência em localidade com carência de recursos e, por vezes, inóspitas.

 

 

18/02/2019 | UNIJUÍ | Projeto Rondon seleciona estudantes para nova operação em julho 

LINK para matéria completa: https://www.unijui.edu.br/comunica/extensao/31231-projeto-rondon-seleciona-estudantes-para-nova-operacao-em-julho

A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está realizando seleção para bolsistas do Projeto Rondon. Os estudantes selecionados participarão de uma nova operação, denominada “João de Barro”, que será realizada no mês de julho, em municípios do Piauí. O período de inscrições vai até o dia 12 de março de 2019.

Serão selecionados oito estudantes dos seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Bacharelado, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina Veterinária e Nutrição. É necessário preencher Formulário de Inscrição, disponível na página de Editais e Informes da Universidade e entregar os demais documentos exigidos em envelope que contenha, na parte externa, as seguintes informações: “Projeto Rondon 2019 – Operação João de Barro, nome do estudante e respectivo curso”. Além disso, serão observados outros critérios, como estar cursando a segunda metade do curso de graduação na Unijuí, exceto formandos, ter um bom desempenho acadêmico, não ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon, entre outros aspectos.

 

 

18/02/2019 | UNCISAL | Proex divulga Edital de seleção de docentes para o Projeto Rondon

LINK para matéria completa: http://www.uncisal.edu.br/proex-divulga-edital-de-selecao-de-docentes-para-o-projeto-rondon/

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) publica a chamada para seleção de docentes para “Núcleo do Projeto Rondon Uncisal”.

Os interessados devem se dirigir à sala da Proex (localizada no 3º andar do prédio sede da Uncisal) no horário das 10h às 16h. As inscrições ocorrerão no período de 19 de fevereiro a 08 de março de 2019. Lá, o candidato deverá preencher e entregar a ficha de inscrição (Anexo 1), o Comprovante de vínculo como Docente da Uncisal, além de uma cópia do Currículo Lattes atualizado. 

 

 

22/02/2019 | PATOS HOJE | Alunos do UNIPAM voltam do “Projeto Rondon” e destacam experiência em áreas carentes

LINK para matéria completa: https://patoshoje.com.br/noticia/alunos-do-unipam-voltam-do-projeto-rondon-e-destacam-experiencia-em-areas-carentes-40481.html

Alunos dos cursos de Direito, de Educação Física, de Enfermagem, de Medicina, de Odontologia, de Pedagogia, de Psicologia e de Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pelos professores Laercio Vida e Priscilla Ribeiro, participaram de 18 de janeiro a 02 de fevereiro, da Operação Parnaíba, promovida pelo Projeto Rondon. A Operação foi realizada em Boqueirão do Piauí.

Na oportunidade, os alunos do UNIPAM desenvolveram oficinas nas áreas de Saúde, de Educação e de Direito.

 

 

22/02/2019 | GAZETA DE TOLEDO | Amop será parceira do Projeto Rondon

LINK para matéria completa: https://www.gazetatoledo.com.br/NOTICIA/42547/AMOP_SERA_PARCEIRA_DO_PROJETO_RONDON#.XHA-hGhKiUk
O prefeito de Maripá e presidente da Amop, Anderson Bento Maria, manteve audiência na última semana, em Foz do Iguaçu, com o coronel do Exército Hidenobu Yatabe, gerente do Projeto Rondon, uma iniciativa do Ministério da Defesa desenvolvida em parceria com universidades públicas e privadas, estados e municípios. O objetivo do Projeto Rondon é promover a difusão do conhecimento adquirido no banco escolar e que esse conhecimento consiga chegar à população menos assistida, em municípios com menor IDH, de uma forma simples, prática, clara e direta. “O projeto Rondon é um facilitador da extensão universitária”, afirmou o coronel.

Durante duas semanas, uma equipe de universitários formandos de diversos cursos, que tem o objetivo de levar cidadania para as comunidades, desenvolve ações sociais no meio da saúde, meio ambiente, direito, cidadania, educação, esporte, lazer, cultura, entre outros, através de oficinas, palestras e rodas de conversas.

O lançamento do Projeto Rondon no Oeste do Paraná realizado na segunda quinzena de março, em local a ser definido. Será através da Amop e de sua penetração nos 54 municípios associados é que se estima que o projeto consiga alcançar melhor seus objetivos e envolver diretamente a população dos municípios.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA