18/04/2019

Boletim Rondon 21

15/04/2019 | DEFESA | Projeto Rondon volta ao Piauí

MATÉRIA COMPLETA

 

O Projeto Rondon voltou ao Piauí, na semana passada, para ultimar os preparativos para a Operação João de Barro e firmar a parceria com o Governo do Estado para a operação. 
Na segunda-feira (8), o Ministério da Defesa e o Governo do Piauí assinaram o acordo de cooperação para viabilizar os apoios e contrapartidas para a Operação João de Barro. Durante o evento, o governador do Piauí, Wellington Dias, lembrou da época de estudante, quando também contribuiu com o crescimento da região. “O trabalho de vocês nos alegra e trazer essa experiência ao Piauí novamente contribui com o desenvolvimento da região”, frisou o governador. Já o coordenador-geral do Projeto Rondon, Almirante Barros Coutinho, agradeceu o apoio do governo do Piauí e afirmou que “o Projeto Rondon cria ambientes para o desenvolvimento sustentável das regiões”. 

No mesmo dia teve início a Viagem Precursora da Operação, quando os professores coordenadores das 24 Instituições de Ensino Superior seguiram para os 12 municípios onde trabalharão durante a operação. Eles fizeram o reconhecimento dos municípios e conheceram os gestores municipais, mostrando a eles oficinas e capacitações planejadas para serem executadas. 

esta imagem não possui descrição

A Operação João de Barro ocorrerá de 12 a 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Município (APPM) e do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro. O 25º BC receberá os rondonistas durante a fase de concentração, em Teresina, antes da partida para os municípios, e o 3º BEC acolherá a equipe de comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), que realizará a cobertura jornalística e a produção de conteúdo para as mídias sociais do Projeto Rondon, gerando pauta para a mídia regional e nacional.

 

 

16/04/2019 | URI | Já estão abertas as inscrições para o processo que selecionará acadêmicos voluntários

MATÉRIA COMPLETA

 

Os alunos matriculados nos cursos de graduação da URI - Câmpus Santiago,interessados em participarem do Projeto Rondon - Operação João de Barro(Julho/2019) já podem fazer as inscrições. Os pré-requisitos estão disponíveis no Edital que, neste ano, disponibiliza dez vagas para os acadêmicos, sendo dois suplentes.

A primeira etapa do processo seletivo (caráter eliminatório) consiste em preencher a Ficha de Inscrição disponível junto ao edital e entregar na coordenação do curso de Administração até o dia 24 de abril. Os candidatos pré-selecionados participarão de uma entrevista (grupal ou individual), no dia 30 de abril, com professores da universidade e integrantes do projeto.

O professor coordenador do Projeto Rondon na URI Santiago, Lucas Sudati, participa do programa pela primeira vez e relata um pouco da experiência vivenciada na viagem precursora: “A oportunidade de participar desse projeto nos possibilita ter uma visão diferente da realidade do nosso país, onde conhecemos novas culturas e costumes, novas regiões e suas belezas naturais. No projeto, desenvolvemos o lado humano e vivenciamos desafios, mas o principal, criamos vínculos de amizade e companheirismo sem preço. É uma experiência única”.

O resultado dos acadêmicos selecionados será divulgado até o dia 03 de maio. As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação básica no período da Operação serão de responsabilidade do Ministério de Defesa, Governo Estadual, Governo Municipal e Universidade.

 

 

16/04/2019 | UEMS | PROEC divulga o resultado final dos alunos selecionados para o Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento da comunidade acadêmica, o Edital n° 030/2019 PROEC/UEMS, com divulgação do resultado final das inscrições dos alunos selecionados para participação do Projeto Rondon Nacional - OPERAÇÃO “JOÃO DE BARRO” – Conjunto B, no município de Francisco Ayres/PI, no período de 12 de julho a 28 de julho de 2019. 

Os alunos selecionados e os alunos reservas deverão encaminhar para Divisão de Extensão até o dia 22/04/2019,via malote das unidades, os seguintes documentos originais assinados: 

1-Anexo IV -Termo de Adesão do aluno ao serviço voluntariado Rondonista
2-Anexo V -Termo de Cessão de Direito do uso da Imagem

Mais informações poderão pelo e-mail divisaoextensao@gmail.com, ou pelos telefones 67-3902-2630 e 3902-2562.

Acesse o edital no link: http://www.uems.br/editais_concursos/detalhes/82f09707a4276a3ff4a0bbd1d2ab3f50

Operação “JOÃO DE BARRO”
A operação “JOÃO DE BARRO” – Conjunto B contemplará ações nas áreas temáticas de Comunicação; Meio ambiente; Tecnologia e produção e Trabalho.

 

 

17/04/2019 | UNIVALI |Divulgado o resultado final da seleção de alunos para o Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

Oito titulares e dois suplentes foram escolhidos para a Operação Vale do Acre

Santa Catarina - A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali divulgou, no dia 16 de abril, o edital com o resultado final dos alunos selecionados para a Operação Vale do Acre, do Projeto Rondon, que ocorrerá entre os dias 5 e 21 de julho deste ano.

 

2017-07-31-Exposição Imensidão - Projeto Rondon2.jpg
Foto: Exposição Imensidão / rondonistas da Univali

No total, foram selecionados oito candidatos como titulares e dois como suplentes. Todos os listados devem entrar em contato coma  Gerência de Extensão, pelo telefone (47) 3341-7804 ou pelo e-mail voluntarios@univali.br, para informar os dados pessoais que serão utilizados no preenchimento dos formulários exigidos no processo, que deverão ser assinados no dia 22 de abril (segunda-feira).

Na Operação Vale do Acre, a Univali desenvolverá atividades relacionadas ao Conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde). O edital com o resultado e outros detalhes do processo está disponível aqui.

 

 

18/04/2019 | UNIJUÍ | Rondon: viagem precursora possibilita a primeira imersão da Unijuí em Novo Oriente do Piauí

MATÉRIA COMPLETA

 

Uma nova realidade desdobrou-se para a professora Luciana Viero, de 7 a 13 de abril, período em que esteve no Piauí, em viagem precursora do Projeto Rondon – Operação João de Barro 2019. Como uma das coordenadoras, ela representou os professores e acadêmicos que integram o grupo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

A viagem tem como principal objetivo ultimar as preparações para as atividades do projeto. A partir desse momento há a primeira imersão dos representantes das Instituições de Ensino Superior, nas comunidades em que realizarão ações de 12 a 28 do mês de julho. As equipes foram recepcionadas em evento solene, na sede do poder executivo do Piauí, em Teresina, que contou com a presença do coordenador-geral do Projeto Rondon, Almirante Barros Coutinho, e do governador do Estado, Wellington Dias.

Nos dias subsequentes, Luciana teve contato com a vida e a cultura do município de Novo Oriente do Piauí – que conta com uma população estimada em pouco mais de 6 mil habitantes –, onde os universitários da Unijuí irão desenvolver as atividades elaboradas para o projeto. “O que mais me tocou foi a hospitalidade e o acolhimento do povo. Eles têm um carinho muito grande pelos rondonistas”, enfatizou ela ao relembrar a chegada à localidade. 

Ao retornar da precursora, a coordenadora destacou aos alunos a respeito das principais observações feitas, para que o planejamento das ações permita a execução de atividades que realmente tenham impacto e transformem a vida das 16 comunidades do município que serão visitadas pelo grupo da Unijuí. Em reunião realizada nesta semana, na sala dos conselhos da Universidade, os oito acadêmicos, em conjunto com as coordenadoras Luciana e Maria Aparecida Zasso, pensaram proposições que tem por interesse melhorar as condições dos moradores das respectivas localidades.

O encontro expositivo contou com apresentação de fotos, que permitiram aos universitários – junto ao relato detalhista da professora –, ter dimensão das principais problemáticas a quais devem apresentar soluções viáveis para as realidades da população novo-orientense.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA