05/07/2019

Boletim Rondon 24

01/07/2019 | UFRGS | Equipe Rondon UFRGS viaja nesta quinta (04) para Operação Vale do Acre

MATÉRIA COMPLETA

O Núcleo Rondon UFRGS viaja na próxima quinta-feira (04) para mais uma empreitada. Entre os 05 e 21 deste mês, a equipe estará envolvida nas atividades da Operação Vale do Acre, no município acreano de Capixaba. A delegação será coordenada pela professora Raquel Raimondo (Veterinária) e pelo adjunto Aragon Dasso Júnior (Administração Pública e Social). Na última quarta-feira, o grupo tirou a foto oficial antes da partida junto da Pró-Reitora de Extensão, Sandra de Deus, que desejou boa viagem à delegação.

O grupo do núcleo mais uma vez é marcado pela diversidade: oito alunos de cursos diferentes participarão das atividades. São eles Betina Borile (Odontologia), Cláudio Leandro (Administração Pública e Social), Karina Camargo (Direito), Kleber Colombo (Engenharia Civil), Lucas Fanfa (Desenvolvimento Regional), Luísa Uber (Biologia), Stefania Colombo (Música) e Vitória Caron (Farmácia).

 

01/07/2019 | UniOeste | Ministério da Defesa abre inscrições para Operação Yaguaru

MATÉRIA COMPLETA 

O Ministério da Defesa por meio do Departamento de Ensino realizará até 9 de agosto o processo seletivo, nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para a escolha das propostas de trabalho formuladas por Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná, para participação na Operação de Janeiro/2020, do Projeto Rondon, intitulada Operação Yaguaru.

A proposta deste edital é que as IES elaborem ações com caráter de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. Essas ações deverão ser direcionadas, prioritariamente, a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem possibilidade de ter 10 propostas aceitas (2 por campus, sendo uma do conjunto A e outra do conjunto B), possibilitando que 80 acadêmicos participem. A seleção dos acadêmicos irá acontecer após o dia 19 de setembro de 2019 e o edital pode ser acessado no endereço https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/operacao/convites/id/9731/module/default.

 

01/07/2019 | FAE | FAE no Projeto Rondon 2019

MATÉRIA COMPLETA 

Os sete acadêmicos da FAE que vão atuar no Projeto Rondon 2019 iniciarão na quinta-feira (4) as atividades da operação “Vale do Acre”, no município de Senador Guiomard (AC).

Até o dia 21 de julho, os alunos vão desenvolver oficinas de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho, levando melhor qualidade de vida para a comunidade.

A preparação dos estudantes ocorre desde o começo do semestre e neste ano a FAE atua em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). 

 

03/07/2019 |Unijuí |Projeto Rondon: operação João de Barro, no Piauí, inicia na próxima semana

MATÉRIA COMPLETA

Nos últimos dois meses, a equipe de acadêmicos e coordenadores da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, que integram o Projeto Rondon – Operação João de Barro, estiveram em intensa preparação. Nesse período o grupo reuniu-se semanalmente para a elaboração de oficinas e estudos que serão aplicados de 12 a 28 deste mês, no município de Novo Oriente do Piauí – PI.

A respeito da preparação, a acadêmica de Ciências Biológicas, Caroline Krahn, que integra a equipe com outros sete universitários, pondera ser um momento de muito aprendizado e dedicação. “É uma experiência que exige muito de nós, seja como pessoas ou acadêmicos, mas a cada encontro do grupo, podemos estudar, refletir e melhorar nossas contribuições”, diz. 

Juntos, os jovens que vão bater asas e voar longe serão responsáveis pela aplicação de mais de 40 oficinas no conjunto B – integrado pelos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Bacharelado, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina Veterinária e Nutrição. O objetivo é promover transformações sociais e contribuir para desenvolvimento da comunidade onde as ações serão realizadas.

 

03/07/2019 | APPM | Com o apoio da APPM, Projeto Rondon volta ao Piauí para realizar Operação João de Barro

MATÉRIA COMPLETA 

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através do seu Presidente, Jonas Moura, e o Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, convidam para a Cerimônia de Abertura da Operação “João de Barro”, do Projeto Rondon. O evento será realizado no auditório da OAB-PI, dia 13 de julho, a partir das 11h.

A Operação João de Barro ocorrerá de 12 a 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Município (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro. O 25º BC receberá os rondonistas durante a fase de concentração, em Teresina, antes da partida para os municípios, e o 3º BEC acolherá a equipe de comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), que realizará a cobertura jornalística e a produção de conteúdo para as mídias sociais do Projeto Rondon, gerando pauta para a mídia regional e nacional.

 

03/07/2019 | Ministério da Defesa |  Em Julho, Acre e Piauí recebem Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA 

A partir da próxima sexta-feira (05), o Projeto Rondon iniciará as atividades do segundo semestre com duas operações. A primeira, batizada de Operação Vale do Acre, leva 252 rondonistas, entre professores e universitários, para atuar em 12 municípios acreanos. O outro estado a receber as ações do projeto é o Piauí, por meio da Operação João de Barro. Também com a participação de 252 rondonistas que atuarão igualmente em 12 municípios. Cada um recebe 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES).

 

 

 

 

04/07/2019 | EBC | Municípios do Acre recebem estudantes do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Amanhã começam as atividades do segundo semestre do Projeto Rondon.

Doze municípios acreanos vão receber 252 rondonistas, entre professores e universitários, durante a Operação batizada de Vale do Acre, que segue até dia 21 de julho.

Entre as cidades selecionadas, seis vão receber as intervenções sociais do Projeto pela primeira vez: Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Xapuri, terão sua estreia nas operações.

Alunos do curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília viajam hoje para participar do projeto.

Um grupo de 10 alunos e 2 professores vão fazer a cobertura jornalística e produzir conteúdo para as mídias sociais sobre as atividades desenvolvidas pelas demais equipes.

O projeto também vai a 12 cidades do Piauí. No estado nordestino, a operação foi intitulada João de Barro.

 

05/07/2019 | Cidade Verde | Projeto Rondon volta ao Piauí para realizar Operação João de Barro

MATÉRIA COMPLETA 

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através do seu Presidente, Jonas Moura, e o Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, convidam para a Cerimônia de Abertura da Operação “João de Barro”, do Projeto Rondon. O evento será realizado no auditório da OAB-PI, dia 13 de julho, a partir das 11h.

 

A Operação João de Barro ocorrerá de 12 a 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Município (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro. O 25º BC receberá os rondonistas durante a fase de concentração, em Teresina, antes da partida para os municípios, e o 3º BEC acolherá a equipe de comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), que realizará a cobertura jornalística e a produção de conteúdo para as mídias sociais do Projeto Rondon, gerando pauta para a mídia regional e nacional.

O Projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior e governos estaduais e municipais, que tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento local sustentável e promover a construção da cidadania dos estudantes universitários.

 

 

05/07/2019 | Jundiaí Agora | Alunos e professores da FMJ embarcam para mais um Projeto RONDON

MATÉRIA COMPLETA 

Dois professores e oito alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) embarcam para mais uma edição do Projeto Rondon, nesta sexta-feira(5). Pela primeira vez, os rondonistas da Faculdade irão para o estado do Acre. Eles serão transportados por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), saindo da base aérea de Guarulhos.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA