12/07/2019

Boletim Rondon 25

 06/07/2019 | Notícias do Acre | Estado dará apoio logístico ao Projeto Rondon 2019

 MATÉRIA COMPLETA

Operação Vale do Acre” atenderá população da maioria dos municípios acreanos

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, prestigiou neste sábado, 6, a abertura oficial da “Operação Vale do Acre”, uma iniciativa coordenada pelo Projeto Rondon, que vai levar diversos atendimentos e atividades sociais a moradores de 12 municípios acreanos.

Durante sua fala, no Teatro Universitário da Ufac, Cameli deu boas-vindas e agradeceu a disposição dos 252 rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto Rondon, para conhecer a realidade da população que vive na Amazônia.

“Vocês que vieram de tão longe terão a oportunidade de ver de perto a nossa gente e com certeza irão desempenhar um belo trabalho pelos municípios que passarão. Muito obrigado por aceitarem este desafio. O Brasil vive um novo momento e são ações como esta que contribuirão, cada vez mais, para a melhoria do nosso país”, pontuou o governador.

Esta é a sétima vez que o Projeto Rondon é realizado no Acre. O governo do Estado é um importante parceiro para assegurar o sucesso desta edição. Todo apoio logístico e de transporte foi garantido pelo Poder Executivo.

 

08/07/2019 | Prefeitura de Tarauacá | Com cursos gratuitos, Projeto Rondon traz conhecimento e cidadania para Tarauacá; veja

MATÉRIA COMPLETA

Teve início nessa segunda-feira, 08, a fase precursora do Projeto Rondon, do Governo Federal, que este ano estará em municípios acreanos.

O projeto nasceu em julho de 1967 e leva professores e alunos universitários para as comunidades mais distantes e carentes do país, com foco na formação do jovem universitário como cidadão, no desenvolvimento sustentável para comunidades carentes e na difusão do conhecimento.

A primeira operação do Projeto Rondon aconteceu em 1967, sendo que o projeto foi criando efetivamente em 1968 e durou até 1989. Após longo esquecimento do projeto, que leva o nome do bandeirante do século XX, Marechal Cândido Rondon, este foi retomado em 2005.

Nesta segunda- feira, 08, foi lançado oficialmente no Cedup, com presença do Secretário Municipal de Educação, Orlando Bezerra, Secretário de Meio Ambiente, Rosenir Arcênio, Secretária de Administração, Emili Vale, Representante do Projeto Rondon, Cláudia Aguilar e os Vereadores Carlos Tadeu e Antônio Araújo.

 

08/07/2019 | UFSM | Docentes e acadêmicos da USFM participam do Projeto Rondon no Piauí 

MATÉRIA COMPLETA

De 11 a 28 de julho, um grupo de 10 pessoas, formado por professores e alunos da UFSM, irá participar da Operação João de Barro, do Projeto Rondon. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior públicas e privadas, o projeto contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

A Operação João de Barro será realizada no município de Santa Rosa do Piauí, no Piauí. Os professores Gianfábio Pimentel Franco e Leonardo Bigolin Jantsch, do Departamento de Ciências da Saúde do campus Palmeira das Missões, coordenarão a equipe, composta por acadêmicos de Enfermagem, Dança, Educação e Direito. A equipe da UFSM desenvolverá atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

 

08/07/2019 | Acrelândia News | Abertura das atividades do Projeto Rondon aconteceu na manhã desta segunda-feira em Acrelândia

MATÉRIA COMPLETA 

Foi dada a abertura das ativistas do projeto Rondon em Acrelândia, a solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira-08, no calçadão de ventos da cidade, contou com a participação do prefeito Caetano-PSB, presidente da câmara municipal Sionayton-PP, secretariados, alunos da escola municipal Rita Bocalom além dos professores a acadêmicos quem fazem parte do projeto.

 

09/07/2019 | ContiNet | Prefeitura de Brasileia realiza abertura oficial das atividades do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

A Prefeitura de Brasileia realizou na tarde de segunda-feira (8), a solenidade de abertura oficial das atividades do Projeto Rondon no município. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Sebastião Dantas e contou com a Presença da Prefeita Fernanda Hassem, primeiro secretário da Câmara vereador Edu Queiroz, vereadores Antonio Francisco, Rosildo e Jurandir, Secretários Municipais, o grupo dos vinte e um rondonistas e ainda a presença de pessoas inscritas nas oficinas que serão realizadas.

Na oportunidade, foi feita a apresentação dos professores e parte da equipe do Projeto Rondon, “Operação Vale do Acre”, que vão passar onze dias em Brasileia, realizando diversas oficinas para os brasileenses, através de uma parceria da Prefeitura Municipal, Governo do Acre e Ministério da Defesa. Eles chegaram à cidade no domingo (7), onde foram recebidos pela equipe de gestão da Prefeita Fernanda Hassem na igreja matriz de Brasileia, Nossa Senhora das Dores, onde estão alojados.

A prefeita Fernanda Hassem falou da importância do projeto para o município. “Nós inscrevemos Brasileia no inicio do ano quando estávamos em Brasília e houve a oportunidade dos municípios se inscreverem, e hoje recebemos a caravana com mais de 20 integrantes que estarão levando capacitações sobre tudo nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente. Quero agradecer as escolas, unidades de saúde, Ministério da Defesa, as nossas equipes municipais, Padre Moacir por ceder o espaço e ao Governo do Acre”, falou Fernanda Hassem.

 

09/07/2019  | Ministério da Defesa | Rondonistas levam cidadania a moradores de 12 municípios do Acre

MATÉRIA COMPLETA 

Dicas para identificar, orientar e valorizar crianças e adolescentes que necessitam de atenção especial foram ministradas por rondonistas no município de Bujarí (AC). A atividade ocorreu, na segunda-feira (08), dando início à fase de oficinas da Operação Vale do Acre, do Projeto Rondon, que segue até 20 de julho.

Nesse pequeno município com população de cerca de 8 de mil habitantes, localizado no nordeste do estado, 20 estudantes e professores abrem mão do período de férias para desenvolver trabalhos voluntários que beneficiam os moradores locais. Em Bujarí, além da palestra sobre distúrbios de aprendizado, os rondonistas vão realizar atividades na área de saúde, como aferição da pressão e da glicemia, e ensinar trabalhos manuais. 

 

10/07/2019 | FNDE | FNDE e Projeto Rondon iniciam parceria para aprimoramento da gestão educacional

MATÉRIA COMPLETA 

Ampliar a capacidade de gestão dos recursos educacionais. Esse é o principal objetivo da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, e o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.

A proposta, segundo o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, é integrar a expertise que a autarquia possui no âmbito da execução das políticas educacionais com a capacidade de interação direta com os municípios alcançada pelos rondonistas. O Projeto Rondon é uma iniciativa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes e professores universitários na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de regiões carentes, por meio de oficinas e atuação direta nas comunidades.

A parceria prevê a inclusão nos editais das missões do projeto de oficinas que contemplem temas relacionados ao FNDE e sua atuação nos estados e municípios. “O objetivo é capacitar os rondonistas para que eles formem novos agentes multiplicadores de conhecimento em todas as regiões onde irão atuar. Dessa forma, vamos fazer com que cada vez mais um número maior de cidadãos possa saber o quer é o FNDE, para que serve e como funciona”, explicou Decotelli.

 

11/07/2019 | Campo Grande News | Projeto Rondon faz aniversário à espera de apoio para ações em MS

MATÉRIA COMPLETA 

Em 11 de julho de 1967, um grupo de 30 universitários e dois professores seguiu para o então Território Federal de Rondônia, a fim de conhecer a realidade da população daquela região da Amazônia. Era o embrião do Projeto Rondon que, nascido no Regime Militar, passou às mãos da iniciativa privada em 1990 e, desde 2004, persiste com o apoio do Ministério da Defesa, permitindo que jovens acadêmicos exercitem seu conhecimento teórico junto a comunidades carentes e isoladas, muitas das quais sem contato com os serviços básicos levados.

Nos 52 anos do projeto, porém, a instituição depende de suporte do empresariado para manter viva as ações, coordenadas pela Associação Nacional dos Rondonistas –nome mantido em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, sertanista mato-grossense que ajudou a desbravar o oeste e a Amazônia no Brasil. Nesta quinta-feira (11), quando é celebrado o aniversário do Projeto Rondon, as comemorações em Mato Grosso do Sul dão lugar a esforços para que as intervenções da associação continuem.

Marilena Reis, presidente do Instituto Estadual dos Rondonistas em Mato Grosso do Sul, lamenta a falta de solenidades alusivas à data, contudo, salienta a importância de sua continuidade. “Desde sua criação, o Projeto Rondon se tornou uma marca indelével para o acadêmico, que tem a oportunidade de entender a realidade fora do entre muros e contribuir com a sociedade. A visão do projeto é que o aluno não vai para ser ensinado, mas que leve o conteúdo teórico para aprender na prática, interagindo com a comunidade e deixar sua presença marcada nas pessoas, nas localidades”, afirmou.

Nas passagens pelas comunidades assistidas, o Projeto Rondon conduz pesquisas e leva serviços em áreas como assistência social e saúde, catalogadas por participantes que, antes de mais nada, são orientados de que não passarão semanas nas localidades a passeio, mas com atribuições em uma jornada que se estende por todo o dia. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, já foram realizadas várias ações com populações indígenas e ribeirinhos no Pantanal.

 

11/07/2019 | PUCPR | PUCPR chega à Teresina com Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA 

Ansiosos pelo início da Operação João de Barro do Projeto Rondon, os rondonistas da equipe do Conjunto C (Comunicação Social), composta por acadêmicos e professores da Escola de Comunicação e Artes, realizaram sua última reunião pré-viagem na segunda-feira (08) para conferir e organizar os equipamentos que serão levados ao Piauí.

Eles eles se reuniram no LabCom (Laboratório de Comunicação e Artes) durante toda a manhã para receber equipamentos como câmeras, microfones, gravadores, computadores e celulares, além de orientações técnicas para utilizá-los ao longo da cobertura jornalística da chegada da operação.

A decana da ECA, Eliane Francisco, esteve presente. Ela compartilhou parte de sua experiência com os estudantes e demonstrou apoio à equipe. Por fim, um momento de espiritualidade uniu todos os participantes.

 

11/07/2019 | Projeto Rondon | MINUTO RONDON - OPERAÇÃO VALE DO ACRE: Terceiro dia (Acrelândia e Plácido de Castro)

 


 

11/07/2019 | UNIJUÍ | De Ijuí para o Piauí: estudantes e professores da Universidade embarcam para participar do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

O dia esperado chegou e a ansiedade dá lugar à expectativa da realização de um trabalho construtivo pelo bem comum. Embarcam com destino ao Piauí, nesta quinta-feira (11), um grupo de acadêmicos e professores da Unijuí, que integram a Operação João de Barro, do projeto Rondon.

Os oito universitários e as duas professoras coordenadoras são esperados em Teresina, para a abertura oficial da Operação. Simultaneamente, a espera é a mesma na comunidade de Novo Oriente do Piauí, onde os rondonistas da Unijuí desenvolverão oficinas e diversas atividades. “Conseguimos perceber uma ansiedade da população com a vinda do Rondon. Há um desejo coletivo por essas oportunidades de aprendizado.  Conhecemos nossa realidade, mas nosso conhecimento é comum, vocês vêm com o científico e isso agregará muito. Temos um desejo de aprender e participar intensamente das oficinas”, declara Wilk Brito, um dos líderes da comunidade.

 

11/07/2019 | Universidade Santa Cecília | Unisanta Paricipa do Projeto Rondon no Vale do Acre

MATÉRIA COMPLETA

Nove estudantes, acompanhados de um docente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), estão participando do Projeto Rondon “Vale do Acre”, durante o mês de julho. Os acadêmicos estão ministrando cursos abertos à comunidade, como o de Fotografia e Edição de Imagem, com o intuito de trazer a inclusão social através da tecnologia para os moradores de Brasiléia, município que fica a 234 quilômetros da capital do estado, Rio Branco. A equipe da Unisanta também teve um treinamento na selva, aprendendo a construir abrigos, cartografia e como se alimentar na mata.

A operação começou dia 05 de julho e prosseguirá até 21 de julho de 2019, em 12 municípios do Estado do Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. Tem como Centro Regional (CR) a cidade de Rio Branco/AC.


11/07/2019 | UEMS | Acadêmicos e professores da UEMS embarcam para o Projeto Rondon 2019

MATÉRIA COMPLETA 

Embarcaram hoje com destino a Teresina-PI docentes e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Naviraí, o grupo irá participar nos próximos dias da Operação “João de Barro” do Projeto Rondon.

Representando a UEMS estão os acadêmicos: Ana Cláudia Silva de Souza, Isabella Fernanda Camargo Queiroz, Kate Mariane Adesunloye, Leandro Barra de Mattos, Matheus Gonzalez Fernandes, Nayra Roberta Lopes Pereira da Silva, Paula Leal Garbelini e Rayane Góis da Silva; que foram sob a coordenação das professoras Mariana Manfroi Fuzinatto e Elisângela Serenato Madalozzo, ambas do curso de Engenharia de Alimentos da Unidade de Navirai.

Entre os dias 14 e 25 deste mês, a equipe estará envolvida em atividades no município piauiense de Francisco Ayres. Juntos, os jovens voluntários serão responsáveis por 19 oficinas em diferentes áreas, sendo elas: Tecnologia e Produção, Comunicação, Meio-Ambiente e Trabalho.

 

11/07/2019 | Alunos e professores da Uri Santiago vaiajam para o Piauí no Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Dois professores e oito estudantes da Uri Santiago viajam hoje para o Piauí para participar do Projeto Rondon. Ele irão para em comunidades carentes de Inhuma, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes. Na localidade, os profissionais e acadêmicos desenvolverão atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

Sob coordenação do professor Lucas Urach Sudati, viajam para o Piauí a professora adjunta Aline Martins dos Santos, a equipe composta pelos acadêmicos Carolini Dorneles Acosta, Jessica Nadalon Zambeli, Lucieli Saciloto Pastorini, Maristela Pereira Bolzan, Nathália Quaiatto Felix, Ricardo Cancian, Roselaine Lima da Vida e Vilson Trindade Antolini.

 

 

 


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA