12/07/2019

251 Rondonistas desembarcam em Rio Branco para o início da Operação Vale do Acre

251 Rondonistas desembarcam em Rio Branco para o início da Operação Vale do Acre

Rondonistas de todas as partes do Brasil apresentaram-se para o início das atividades da Operação Vale do Acre, que acontece entre 5 e 21 de julho. Nos dois primeiro dias, os participantes do Projeto Rondon chegaram a Rio Branco (AC) e foram alojados no 4° Batalhão de Infantaria da Selva. Professores e alunos das instituições de ensino selecionadas receberam uma homenagem no quartel. Na noite de sexta-feira (5), os visitantes foram recepcionados com uma formatura militar.

A Operação oficialmente teve início no sábado (6) com a Cerimônia de Abertura que aconteceu no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC) pela manhã e contou com a presença de diversas autoridades. Na primeira parte foram ministradas palestras sobre as Forças Armadas e oportunidades na carreira militar. O Coordenador Regional da Operação, capitão de fragata José Antônio Gomes da Silva, saudou os universitários: "Vocês são os atores deste espetáculo!". No segundo momento, o governador do Acre, Gladson Cameli, e prefeitos de alguns dos municípios que serão contemplados durante a operação deram boas vindas aos estudantes. De acordo com Gladson, “Um dos grandes problemas que temos é a falta de conhecimentos na parte da gestão pública. Então, o Projeto Rondon cumpre um papel fundamental no desenvolvimento da Amazônia e de pessoas através de seus programas de capacitação.”

Durante a tarde, os estudantes e professores tiveram a oportunidade de conhecer algumas técnicas do exército de sobrevivência na selva. Foram ministradas três oficinas: Construção de Abrigos, Orientação e Localização na Floresta e Obtenção de Alimentos de Origem Vegetal. As atividades aconteceram na trilha do círculo militar de Rio Branco, onde os rondonistas ainda puderam apreciar a natureza da vegetação amazônica.


Depois de momentos de interação e integração entre os professores, estudantes e militares, as equipes finalmente partiram rumo aos municípios para iniciarem os trabalhos na manhã do dia 7. Para despertar os alunos com animação e disposição foi realizada uma Alvorada Festiva. A alvorada começou bem cedo, às 5h, com o som da banda militar do Comando Fronteira Acre. A Alvorada funciona como o primeiro toque dado no dia, geralmente às seis horas da manhã lembrando os militares de que precisam acordar naquele horário. A partir de agora, os rondonistas realizarão diversas oficinas gratuitas nos municípios participantes com à população acreana.

Fonte: Equipe de Comunicação da Universidade de Brasília

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA