15/07/2019

Municípios de Tarauacá e Feijó recebem oficinas sobre saúde, educação e ações culturais no Acre

Municípios de Tarauacá e Feijó recebem oficinas sobre saúde, educação e ações culturais no Acre

Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental 15 de Julho II, jovens entre 12 e 14 anos de idade da cidade de Tarauacá, conheceram o Projeto Rondon nesta quinta-feira (11) com a oficina Entre Jovens, um espaço criado por rondonistas da Universidade Federal de Viçosa para discutir sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência.

A professora e fundadora da escola, Maria das Dores Costa Menezes, de 58 anos, entrou em contato com o Projeto Rondon na Operação Vale do Acre e acredita que ele tratará coisas boas e oportunidades para a escola. Ela e sua filha, Francisca das Chagas Menezes Maciel, 39 anos, são professoras na escola e participaram das atividades junto com os alunos. Na creche Criança Feliz meninas e meninos entre 3 e 4 anos assistiam a um teatro educativo sobre como separar o lixo e sobre a importância de lavar as mãos para prevenir doenças.

Na sexta-feira (12), os moradores de Tarauacá puderam assistir ao filme Divertidamente no Cine Rondon que aconteceu na praça central da cidade. No domingo (14), entre 10h e 19h, rondonistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Faculdade Pequeno Príncipe (FPP) fizeram uma Feira Cultural com curiosidades e aspectos da cultura de sua região de origem. Os universitários também preparam uma Feira de Profissões com informações sobre diversas carreiras e como ingressar no ensino superior.

Educação, saúde e diversão

No município de Feijó, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná trouxeram oficinas sobre educação infantil, distúrbios de aprendizagem e saúde da mulher. A oficina de Prevenção contra o câncer de colo de útero e de mamas mostrou os diferentes tipos de mama, como amamentar corretamente e como realizar o autoexame para identificar alterações que possam vir a ser um câncer.

Oficina sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero

Na Escola de Ensino Fundamental I Dr. Eiraldo Oarneiro de França foi ministrada a oficina Aprendizagem por Outros Ângulos onde profissionais da área da educação e moradores interessados puderam aprender sobre distúrbios de aprendizagem e como aplicar metodologias para trabalhar esses transtornos no ensino infantil. Foram 3 dias de oficina e, no final do processo, os participantes confeccionaram jogos para crianças com transtornos com materiais recicláveis. As atividades contaram com grande participação de indígenas da etnia Shanenawá da aldeia Morada Nova.

Fonte: Equipe de Comunicação da Universidade de Brasília

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA