19/07/2019

Boletim Rondon 26

12/07/2019 |ABC do ABC | Projeto Rondon volta a Diadema no próximo domingo

MATÉRIA COMPLETA 

Com o objetivo de continuar o desenvolvimento de ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, aproximadamente 15 estudantes do Projeto Rondon,  pela terceira vez, realizarão atividades em Diadema, durante a semana de 14 a 20/07. O grupo é composto por alunos de vários cursos como medicina, gestão de políticas públicas, engenharia. A parceria conta com diversas instituições de ensino, como Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Metodista de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e visa aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe a cidade. “Essa troca de conhecimento sempre traz bons resultados para o desenvolvimento do município. É uma junção entre a teoria, que a academia oferece, e a prática, exercida pelo poder público”, ressaltou a secretária interina da SASC, Caroline Rocha.

 

13/07/2019 | OAB Piauí | OAB Piauí sedia da Operação "João de Barro" do Projeto Rondon

 MATÉRIA COMPLETA 

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, a Conselheira Estadual Juliana Paz, também Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, integrou a mesa de honra da cerimônia de abertura da Operação “João de Barro” do Projeto Rondon. O evento aconteceu na sede da OAB Piauí, na manhã deste sábado (13), e reuniu autoridades do Poder Público. O Projeto Rondon leva a Operação a 12 municípios do Estado, entre os dias 12 e 28 de julho de 2019.

A Operação João de Barro pretende impactar lideranças comunitárias, professores, agentes de saúde, servidores públicos e a comunidade em geral, capacitando-os nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção e comunicação.

15/07/2019 | Ministério da Defesa | Projeto Rondon volta ao Piauí

 MATÉRIA COMPLETA 

O Projeto Rondon voltou ao Piauí, na semana passada, para ultimar os preparativos para a Operação João de Barro e firmar a parceria com o Governo do Estado para a operação. 
Na segunda-feira (8), o Ministério da Defesa e o Governo do Piauí assinaram o acordo de cooperação para viabilizar os apoios e contrapartidas para a Operação João de Barro. Durante o evento, o governador do Piauí, Wellington Dias, lembrou da época de estudante, quando também contribuiu com o crescimento da região. “O trabalho de vocês nos alegra e trazer essa experiência ao Piauí novamente contribui com o desenvolvimento da região”, frisou o governador. Já o coordenador-geral do Projeto Rondon, Almirante Barros Coutinho, agradeceu o apoio do governo do Piauí e afirmou que “o Projeto Rondon cria ambientes para o desenvolvimento sustentável das regiões”. 

 

15/07/2019 | Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" | Esalqueanos participam do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA 


Dois professores e oito estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participam, de 15 a 26 de julho, em Paquetá (PI), da Operação João de Barro, etapa 2019 do Projeto Rondon.

O Projeto Rondon prioriza ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

No Piauí, os esalqueanos se juntam a outros 240 rondonistas, voluntários de 24 instituições de ensino superior. Fazem parte do grupo de voluntários da Esalq os professores Catarina Barbosa Careta e Luciano Mendes (ambos do departamento de Economia, Administração e Sociologia) e os estudantes Caroline Fontolan (Ciências Biológicas), Carlos Henrique de Almeida (Engenharia Florestal), Ferdynanda Moreira Silva (Ciências dos Alimentos), Matheus Visnevski de Carvalho Mendes (Engenharia Agronômica), João Victor Pereira de Moraes (Engenharia Agronômica), Thais Canedo Motta (Ciências Econômicas), Julia Pereira de Moraes (Engenharia Agronômica) e Guy Jann Terra (Gestão Ambiental)


15/07/2019 | Educa + Brasil | UNISA: alunos participam de expedição do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Alunos da Universidade Santo Amaro (UNISA) participam de uma expedição do Projeto Rondon-SPaté o dia 20 de julho, realizando operações nos municípios de Diadema, Itapeva e Taquarivaí, no Estado de São Paulo. Participam das atividades 20 alunos da UNISA, além de três professores da instituição. As atividades desenvolvidas contam com a participação de nove cursos da UNISA, entre Graduação e Pós-Graduação:
- Biomedicina;
- Ciências Biológicas;
- Enfermagem;
- Fisioterapia;
- Medicina Veterinária;
- Medicina;
- Psicologia;
- Serviço Social;
- Aprimoramento em Medicina Veterinária.
A UNISA entende a participação no projeto como um meio de inserção da Instituição em atividades de extensão, transformando a produção acadêmica em benefícios diretos para a sociedade e complementando a formação dos estudantes. Além disso, a participação no Projeto Rondon ainda promove a formação acadêmica com viés cidadão, socialmente responsável e de pensamento coletivo.

18/07/2019 | 180 | Equipe de rodonistas desembarcam em São José do Piauí

MATÉRIA COMPLETA

Nesse domingo (14/07), a equipe da administração junto ao prefeito Netão Bezerra, a secretária de Educação Silvani e Eunice Brito secretária de Assistência Social e o secretário de Esporte Antonio Luiz Demais receberam os rondonistas em São José do Piauí.

Os rondonistas são estudantes e professores universitários que promoverão ações que gerem desenvolvimento local sustentável e promoção da cidadania, em suas áreas de atuação. A equipe é formada por universitários da Universidade Rural do Paraná e Universidade Estadual Paulista.

O Projeto Rondon é o maior projeto de extensão universitário do Brasil, executado pelo Ministério da Defesa, em parceria com estados e municípios.

 

 

18/07/2019 | Prefeitura de Januário | Prefeitura apoia Projeto Rondon com ações de inclusão social em Januária

MATÉRIA COMPLETA 

Apoiando boas iniciativas que promova benefícios para Januária, a secretária de Governo, da Prefeitura Municipal, na manhã de terça-feira (16/07), recebeu os professores universitários, Matheus Resende e Álisson Cunha, acompanhando de equipe de alunos, integrantes do projeto Rondon Minas, da capital mineira, para momentos de intercâmbio sobre as ações de governo da Administração: “O Futuro é Agora” com intervenções de estrutura e social na cidade e zona rural.

Dando boas vindas, a secretária lembrou dos bons resultados do projeto em Januária, ressaltando a importância da extensão universitária focada no campo social. Além disto, salientou que nos atuais momentos de crise, além de muito trabalho, a Prefeitura de Januária tem se responsabilizado com parcerias fundamentais para o desenvolvimento social. 

“Por fim, com a participação de toda a equipe, discutiu-se a respeito das demandas do município que culminarão em projetos que envolvam saúde, educação e estruturas da cidade, tais como: construção de praças, reforma do presídio da cidade e atividades atreladas a busca incansável pela dignidade humana” pontificou Matheus Resende que, juntamente com Álisson Cunha, coordenadores do projeto, agradeceu a parceria da Prefeitura de Januária.

 

18/07/2019 | Portal V1 | Feira da Agricultura Familiar foi realizada em Barra D`Alcântara

MATÉRIA COMPLETA 

A Prefeitura de Barra D`Alcântara realizou com grande êxito, a 2ª Feira da Agricultura Familiar. O evento realizado na ultima segunda-feira (15) reuniu agricultores que aproveitaram a feira para comercializar e expor seus produtos, assim como acompanhar as palestras e as competições regionais.

As atividades começaram logo pela manha com uma cavalgada pelas ruas da cidade, seguida de uma celebração e abertura da feira. A tarde foi realizada a tradicional corrida de cavalo, que esse ano chegou a sua 20ª edição.

O prefeito Claudison Brito agradeceu a presença dos agricultores, expositores e das autoridades como o prefeito de Francinópolis, Paulo Cesar, equipe do IFPI de Valença, Banco do Nordeste e as caravanas de outras cidades. O evento contou com a presença da equipe do Projeto Rondon que está no município.



 


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA