02/08/2019

Boletim Rondon 28

29/07/2019 | R10 | OAB PI é homenageada e recebe troféu por apoio ao Projeto Rondon 

MATÉRIA COMPLETA 

Neste sábado (27), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí sediou o encerramento da Operação “João de Barro”, ação promovida pelo Projeto Rondon. Na oportunidade, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, foi homenageado e recebeu do vice-almirante e coordenador-geral do Projeto, Barros Coutinho, troféu e certificado pela parceria da Instituição na Operação.

Após a cerimônia de homenagem, o Presidente, Celso Barros Coelho Neto, saudou os presentes e os voluntários, ao passo que reafirmou que a OAB está à disposição do Projeto. “Agradeço imensamente a todos, principalmente, os professores e os rondonistas que muito honraram o Piauí com suas presenças nos últimos 15 dias. Esse período certamente marcará a vida dos que usufruíram das lições de vida, companheirismo e amizade que trouxeram. Nós, da OAB Piauí, nos colocamos inteiramente à disposição do Projeto”, ressaltou o Presidente.

 

30/07/2019 | UNCISAL | Integrantes do Projeto Rondon são acolhidos e compartilham experiências 

MATÉRIA COMPLETA

Após 19 dias na cidade de Senador Guiomard, estado do Acre, na região Norte, os representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no Projeto Rondon foram acolhidos na instituição nesta terça-feira (30). Na oportunidade, os integrantes compartilharam experiências e receberam os certificados de participação no projeto desenvolvido pelo Ministério da Defesa.

 

“Foi uma das melhores experiências que vivi dentro da universidade. Além de todo o conhecimento adquirido ao longo desses anos na Uncisal, eu consegui agregar novas informações para a minha carreira. Mais do que isso, eu cresci como ser humano. Com certeza, serei um profissional melhor, com um olhar mais voltado para as necessidades reais da população”, resumiu Luan Mikael, estudante de Fisioterapia, ao comentar os dias que passou ao lado de outros sete alunos e dois professores.

 

Os representantes da Uncisal no Projeto Rondon desembarcaram na cidade de Senador Guiomard no dia 5 de julho, e permaneceram no local até o dia 24 de julho. No município, foram desenvolvidas oficinas com temáticas direcionadas para saúde, educação, direitos humanos e cultura. As ações tiveram como público a população de modo geral, em especial professores, profissionais de saúde e jovens.

 

Para a professora e coordenadora do Rondon na Uncisal Maria Rosa da Silva, os integrantes da delegação alagoana no projeto tiveram a oportunidade de agregar conhecimento e de aliar teoria e prática. “Os participantes saem com uma formação diferenciada, pela chance de entrar em contato com diversas categorias profissionais, de colocar em prática tudo aquilo que aprenderam em sala de aula e, principalmente, em uma comunidade com tantas necessidades”, ressaltou.

 

O professor Ewerton Amorim destacou a receptividade da população como um dos fatores que contribuíram para o sucesso das iniciativas. “A cada ano nós temos uma experiência diferente, porque as experiências mudam conforme a receptividade da população. No Acre, nós encontramos uma população bastante receptiva. Apesar das dificuldades enfrentadas, conseguimos realizar as ações previstas e isso será de grande valia tanto para os professores quanto para os alunos”, expôs.

 

31/07/2019 | UFS | Alunos da USF participam de Projeto Rondon 

MATÉRIA COMPLETA

A equipe de estudantes Rondonistas da USF retornaram no final de julho da cidade de Acrelândia. Através do Projeto Rondon, os alunos desenvolveram um trabalho em equipe, colocando em prática aquilo que aprendeu na Universidade. 

Os estudantes participantes foram: Renato (Fisioterapia), Mateus (Odontologia), Marina (Medicina), Gustavo (Enfermagem), Danielli (Fisioterapia), sentadas da esquerda para a direita Ieda(Medicina), Jackeline(Fisioterapia), Victoria(Enfermagem). A equipe foi acompanhada pelos professores Adriano Lopes Lima e Edinalva Piovesan.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, desenvolve ações locais que contribuem para o desenvolvimento sustentável e bem-estar de comunidades mais desfavorecidas. Isso se dá com a participação voluntária de estudantes universitários.

 

01/08/2019 | PUCPR | Projeto Rondon: equipe cobre finalização de oficinas 

MATÉRIA COMPLETA

Já em um dos últimos dias de Projeto Rondon, a equipe de comunicação se deslocou para a última cidade que recebeu os participantes da Operação João de Barro.

As oficinas estavam sendo finalizadas nas cidades de Santa Rosa do Piauí e Cajazeiras do Piauí, onde a faculdade São José e o Instituto Federal do sudeste de Minas Gerais estavam realizando oficinas da área da saúde e sustentabilidade.

Já em Santa Rosa do Piauí, a Universidade Federal de Santa Maria e a do Vale do Paraíba estavam realizando a finalização das oficinas. A equipe de comunicação conversou com os Rondonistas, compartilhando as expectativas e realizações da operação.

 

 

01/08/2019 | UNISANTA | Unisanta atende mais de 2.000 pessoas no Projeto Rondon – Operação Acre

MATÉRIA COMPLETA

 

Durante o mês de julho, uma equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) esteve em Brasiléia, município do estado do Acre, participando do Projeto Rondon “Vale do Acre”. Com o intuito de trazer a inclusão social para os moradores, a equipe ministrou cursos e oficinas abertas à comunidade.

O Município, que fica a 234 km da capital do estado, tem 21.400 habitantes e, ao longo dos últimos cinco anos, já passou por três enchentes que marcaram a história do local. Hoje, Brasiléia tem uma taxa de pobreza objetiva de 32%.

“Foi muito gratificante ter participado da Operação Vale do Acre do Projeto Rondon, pois este estado tão isolado do Brasil precisa muito de atenção. A população do município de Brasiléia, onde atuamos, por exemplo, sofre periodicamente com as grandes enchentes do rio Acre, onde 70% da cidade costuma ficar sob o nível da água por semanas ”, disse o coordenador do Projeto Rondon na Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli.

A equipe foi composta pelo Prof. Daniel Siquieroli e a Profa. Maria Fernanda Barretto Penteado Pedroso, e os alunos:  Caio Eluf (Engenharia Mecânica), Carmem Bianca Mecena do Espirito Santo (Farmácia), Josiane Ferreira de Souza (Educação Física), Julia Paula Augusto (Odontologia), Laura Santana de Freitas Stein (Direito), Lorena Tavares Ramalho (Farmácia), Luciano Mazzuca da Gama (Engenharia Química), e Vitor Russo da Cunha Fernandes (Engenharia Química).

 


 

 

 

 


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA