23/01/2020

Rondonistas se deslocaram aos municípios, no sábado, para dar início às oficinas.

Rondonistas se deslocaram aos municípios, no sábado, para dar início às oficinas

A Operação Yaguaru deu início na quinta-feira da semana passada (16), e reuniu aproximadamente 250 Rondonistas que ficaram alojados no 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado, localizado em Cascavel, cidade do Oeste do Paraná. Depois de uma série de ações e eventos para recepcionar e repassar informações importantes para o desenvolvimento do Projeto Rondon, sábado (18) foi dia de as equipes seguirem aos 12 municípios no Oeste do Paraná, contemplados pelo Projeto Rondon, para desenvolver e aplicar oficinas em conjunto com os moradores. A divisão foi realizada de acordo com as especialidades de cada Instituição de Ensino e o enfoque dos projetos desenvolvidos.

 

Foto: Amanda Kawassaki

 

O segundo dia oficial da Operação Yaguaru (18) foi marcado pela chegada dos Rondonistas aos municípios para a organização das equipes nos alojamentos, planejamento e preparo das oficinas. As recepções pelas comunidades não poderiam ser mais calorosas, confirmando as melhores expectativas no envolvimento com as populações atendidas nos 15 dias de Projeto Rondon.

A troca de experiências com os moradores desses municípios parece ser um dos ensinamentos mais esperados pelos voluntários. “A gente sempre vai para algum lugar na intenção de doar, mas geralmente a gente recebe mais do que doa. Então é sempre uma troca”, afirma a Rondonista Cristina Motta, aluna da PUC-PR. Camila Pereira, 24, Rondonista e aluna de informática da Unioeste de Toledo, compartilha a mesma opinião. “É doação, tanto para quem ensina como para quem aprende”.

Após a acomodação e ambientação dos voluntários nas cidades, o dia 19 foi marcado pelo momento de conhecer os moradores, confirmar as necessidades e divulgar a presença do Projeto Rondon. “É um Projeto que busca trazer o conhecimento produzido pelas Universidades para as comunidades brasileiras”, explicou o Professor Mário Lopes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para os moradores de Braganey.

O primeiro contato com a comunidade, além de divulgar o projeto, foi essencial para que os voluntários se aproximassem dos moradores dos municípios a fim de entender e direcionar de maneira assertiva as oficinas.

 

Foto: Gustavo Panacioni

Operação Yaguaru

O Projeto Rondon acontece entre os dias 19 a 30 de janeiro, promovendo cidadania por onde passa. A Operação Yaguaru, no Oeste do Paraná, viabiliza o contato de professores e alunos universitários de 16 Instituições de Ensino Superior diferentes do Estado, trabalhando com questões sobre direitos humanos, cidadania, educação, meio ambiente e promoção de cultura. Iracema do Oeste, Jesuítas, Anahy, Braganey, Tupãssi, Ouro Verdo do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Céu Azul, Lindoeste e Santa Lúcia são os municípios atendidos pela Operação Yaguaru.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon.

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA