Projeto Rondom

Educar e instruir


O maior movimento voluntário do país

Boletim Rondon 19

01/04/2019 | PÁGINA 20 | Projeto Rondon leva conhecimento e cidadania para municípios do Acre

MATÉRIA COMPLETA



Teve início nesta segunda-feira, 1, a fase precursora do Projeto Rondon, do governo federal, que este ano estará em 12 municípios acreanos. O projeto nasceu em julho de 1967 e leva professores e alunos universitários para as comunidades mais distantes e carentes do país, com foco na formação do jovem universitário como cidadão, no desenvolvimento sustentável para comunidades carentes e na difusão do conhecimento.

A última vez que o projeto esteve no Acre foi em 2005. Essa etapa do projeto foi lançada ano passado em parceria com o Governo do Estado e com a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), que é presidida pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, que disse: “Quero cumprimentar os 12 municípios que vão receber a visita do Projeto Rondon. Para o Acre é uma alegria receber novamente uma edição desse projeto de tão relevante contribuição para o país”. E continuou falando sobre a parceria da AMAC com o Projeto Rondon e da sua expectativa para essa etapa do projeto, aqui no Acre: “A AMAC é de todos os municípios do Acre. E nosso papel é ajudar em tudo que estiver ao nosso alcance. Tenho certeza que os professores e alunos encontrarão comunidades cativantes. Eles vão ensinar, mas também vão aprender muito! E sei que todos vão ganhar com isso”, comemorou Socorro.

-

02/04/2019 | Prefeitura de Rio Branco | Projeto Rondon leva conhecimento e cidadania para municípios do Acre

MATÉRIA COMPLETA

-


02/04/2019
 | A TRIBUNA | Projeto Rondon leva conhecimento para municípios

MATÉRIA COMPLETA

 

-

02/04/2019 | Prefeitura de Senador Guiomard| Prefeitura de Senador Guiomard trará edição do Projeto Rondon para desenvolver as comunidades

MATÉRIA COMPLETA


Nesta segunda (02) o Prefeito Gilson Pessoa participou da apresentação realizada pelos representantes do Ministério da Defesa sobre o Projeto RONDON na sede da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) em Rio Branco.

O projeto RONDON abrangerá 10 (dez) municípios do Acre, na operação “Vale do Acre” a qual será desenvolvida entre os dias 05 de julho a 21 de julho de 2019, em:

  1. Acrelândia

  2. Assis Brasil

  3. Brasileia

  4. Bujari

  5. Capixaba

  6. Epitaciolândia

  7. Plácido de Castro

  8. Porto Acre

  9. Senador Guiomard

  10. Xapuri

O município de Senador Guiomard receberá capacitações nas áreas de saúde e preservação do meio ambiente por meio de estudantes de 02 (duas) Universidades que tiveram seus projetos selecionados no edital lançado pelo Exército no início deste ano.

O Prefeito Gilson Pessoa comemorou a vinda dos estudantes do projeto RONDON ao município.
"A nossa expectativa é muito positiva em relação ao que os estudantes estarão propondo para as políticas públicas do Quinari. Sabemos que o resultado dessa troca entre o município e a academia é muito interessante para o desenvolvimento."

 

-

 

02/04/2019 | Piauí Agora| Projeto Rondon realiza Operação João de Barro no Piauí

MATÉRIA COMPLETA

 

Projeto Rondon realiza Operação João de Barro no PiauíO Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, promoverá mais uma operação no estado do Piauí. Denominada de João de Barro, a operação será realizada em julho de 2019 em 12 municípios do estado.

Na próxima segunda (08), será o lançamento oficial da Operação. O evento acontece no Palácio de Karnak, a partir das 10h, ocasião em que estarão presentes os gestores dos 12 municípios contemplados e suas respectivas comitivas.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno; em 2011, com a Operação Zabelê; e em 2014, com a Operação Velho Monge. Em janeiro de 2019 também foi realizada a Operação Parnaíba.

A Operação

A Operação “João de Barro” ocorrerá de 12 a 28 de julho, levando mais de 500 rondonistas para atuarem no Piauí, dentre professores e alunos universitários oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior. Os grupos vão desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública.

Ainda participarão da Operação duas equipes de Comunicação Social. Uma será da Universidade de Brasília (UNB) e a outra da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), com o objetivo de realizar a cobertura jornalística e a produção de conteúdo para as mídias sociais do Projeto Rondon e de parceiros, dando maior visibilidade às ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como ferramenta de fomento do desenvolvimento sustentável.

 

-

 

02/04/2019 | DEFESA| Acre recebe Projeto Rondon no mês de julho

MATÉRIA COMPLETA

 

Rio Branco (AC), 03.04/2019 – A viagem precursora da Operação Vale do Acre do Projeto Rondon ocorreu na segunda-feira (1º), na capital acreana. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), com a presença de alguns prefeitos que receberão o projeto e da presidente da AMAC e prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.

“A parceria com o Ministério da Defesa contribuirá com o desenvolvimento da região. Tenho certeza que os rondonistas encontrarão comunidades cativantes nos municípios que passarão”, afirmou a presidente da AMAC.

esta imagem não possui descrição

Na sequência, os professores coordenadores seguiram para os municípios onde trabalharão durante a operação para conhecerem os gestores municipais e mostrar a eles oficinas e capacitações planejadas para serem executadas. “Durante esta semana vamos conhecer o município e ajustar nossa proposta de trabalho e cronograma à realidade da comunidade”, disse o professor Roberto Carlos Miguel, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp).

A viagem precursora prossegue até esta sexta-feira (5). A atividade contribui para organizar a logística nos municípios que vão receber os rondonistas, bem como para iniciar a divulgação do projeto e sensibilizar a população local.

 

-

 

03/04/2019 | UNIJUÍ| Projeto Rondon: encontro dá início ao planejamento da Operação João de Barro

MATÉRIA COMPLETA

Equipe da Unijuí integrará atividades do projeto no período de 12 a 28 de julho



Estudantes integrantes do projeto, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Professoras Coordenadoras / Foto: Véra Fischer

Sonhadores reuniram-se nesta terça-feira, 2, na Sala dos Conselhos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, os integrantes do Projeto Rondon – Operação João de Barro. O mesmo ocorrerá em julho deste ano, no município de Novo Oriente do Piauí – Piauí (PI). O encontro marca o início das atividades de preparação do grupo composto por oito estudantes e três professoras coordenadoras.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dr. Fernando Jaime González, explanou a respeito da importância da participação da instituição nas ações da operação. Segundo ele, esta é uma oportunidade de transformação para os estudantes, além de ser um desafio desde o planejamento até a realização das atividades de competência do grupo. Ele elencou que o principal objetivo é de que as ações tenham resultado significativo para os universitários e comunidades assistidas.

Após apresentarem-se, as professoras e coordenadoras, Luciana Viero e Maria Aparecida Zasso (DEAg) e Maristela Borin Busnello (DCVida), bem como a assessora da reitoria e representante institucional junto ao projeto, Véra Fischer, deram diversas orientações, explanando sobre edições anteriores do Rondon. Elas também sanaram dúvidas dos universitários.

Para a professora Maria Aparecida Zasso, cada nova operação é uma experiência única, que deixa marcas diferentes em cada um. “É certo que voltamos melhores do que fomos e isso não tem como explicar. Só quem foi rondonista sabe do que falo”, destaca. Ela explica que o Rondon pode ser uma forma da Universidade interagir com a sociedade e assim sugerir formas que possibilitem melhorar condições de vida. De acordo com a coordenadora, isso se dá por meio da responsabilidade social, onde os integrantes colocarão conhecimentos a serviço das comunidades. “O retorno das comunidades é na forma de carinho e gratidão. Isso eles têm de sobra, apesar das condições econômicas muito precárias”, conclui. A professora Luciana Viero elencou que serão diversos desafios, mas que os coordenadores se sentem confiantes com a equipe selecionada. “Todos empolgados e com perfil de extensão. Isso possibilitará uma produção muito positiva”, afirmou.

 

-

 

03/04/2019 | DEFESA| Projeto Rondon novamente no Piauí

MATÉRIA COMPLETA

 

O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, promoverá mais uma operação no estado do Piauí. Denominada de João de Barro, a operação será realizada em julho de 2019 em 12 municípios do estado.

Na próxima segunda (08), será o lançamento oficial da Operação. O evento acontece no Palácio de Karnak, a partir das 10h, ocasião em que estarão presentes os gestores dos 12 municípios contemplados e suas respectivas comitivas.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno; em 2011, com a Operação Zabelê; e em 2014, com a Operação Velho Monge. Em janeiro de 2019 também foi realizada a Operação Parnaíba.

Após a solenidade, professores coordenadores seguirão para os municípios onde as equipes de suas Instituições de Ensino Superior (IES) atuarão.

Confira os  municípios e instituições de ensino superior que atuarão nesses locais selecionados:

ARRAIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES - UNIVATES

BARRA D'ALCÂNTARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO - IAU-USP

CAJAZEIRAS DO PIAUÍ

FACULDADE SÃO JOSÉ - FSJ
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEC DO SUDESTE DE MG - CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI - IF SUDESTE MG - SJDR

DOM EXPEDITO LOPES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO

FRANCINÓPOLIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - UNESP- PRESIDENTE PRUDENTE - FCT - UNESP
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - FRANCISCO BELTRÃO - UTFPR

FRANCISCO AYRES

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - FMRP
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS

INHUMA

FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU - FAI
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - SANTIAGO - URI

NOVO ORIENTE DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

PAQUETÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ

SANTA ROSA DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA - UNIVAP

SÃO JOSÉ DO PIAUÍ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS
CENTRO UNIVERSITÁRIO MODULO - MODULO

VÁRZEA GRANDE

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FFCLRP-USP
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

 

-

 

03/04/2019 | Blog da SEME | Tarauacá: Secretário Orlando Bezerra recebe visita dos coordenadores do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

Tarauacá: Secretário Orlando Bezerra recebe visita dos coordenadores do Projeto Rondon

O Secretário de Educação Orlando Bezerra recebeu na manhã desta quarta-feira 03, a visita do Grupo Projeto RONDON (Lição de vida e cidadania) que vieram para firmar uma parceria com a prefeitura de Tarauacá para realizar vários tipos cursos gratuitos de diversas modalidade no período de 08 a 17 de Julho de 2019.

 

Os responsáveis são os professores: Fábio Sampaio professora da Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais e a Professora e médica Cláudia Paloma Carrasco -Paraná.
O Projeto Rondon é um projeto do Ministério da Defesa, da Marinha e a Aeronáutica em parceria com o governo do Estado do acre e com a prefeitura de Tarauacá  e com outros parceiros.

O objetivo desta viagem é conhecer a cidade, os parceiros, conhecer as entidades, as aldeias, a prefeitura, os secretários e o tipo alojamento que vamos usar para que já tenhamos conhecimentos de tudo.
Então, os cursos que iremos oferecer, você pode ver no nosso cartaz acima que são vários e gratuitos.
Mais informações na prefeitura com a Emily.
-

03/04/2019 | Acrelândia News | Acrelândia será contemplado com o Projeto Rondon, objetivo é trazer conhecimento e cidadania para a comunidade

MATÉRIA COMPLETA


Teve início nessa segunda-feira, 1° fase precursora do Projeto Rondon, do Governo Federal, que este ano estará em 12 municípios acreanos. A última vez que o projeto esteve no Acre foi em 2005. Os municípios contemplados são: Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Feijó, Manoel Urbano, Bujari, Senador Guiomard e Xapuri.

Na manhã desta terça-feira 02, a equipe de coordenação do projeto Rondon foi recebido pelo prefeito Caetano e demais secretários municipais para a elaboração das atividades que serão desempenhadas pelo projeto Rondon marcado para acontecer entre os dias 05 e 16 julho em Acrelândia.

Em Acrelândia o projeto irar oferecer capacitação para todos os públicos adultos, jovens, idosos e crianças, com oficinas para diversos segmentos da saúde, educação, produção agrícola, esporte, comunicação e cultura, trabalhando com as comunidades e associações rurais funcionários públicos e privados.

Segundo o comandante da marinha Jose Antônio a visita no primeiro momento é dialogar com as autoridades locais para juntos elaborar aplicação do projeto dentro da realidade de cada município.

“Vamos ao local para diagnosticar e conhecer a realidade de cada município. Vamos conversar com os gestores locais e com as pessoas, para saber as reais necessidades que cada comunidade possui. Após isso, confrontamos com o que estávamos pensando, fazemos a adaptação, junto com os alunos, para atender a realidade local”. Frisou.

 

-

 

04/04/2019 | AC 24 horas | Projeto Rondon acontece em 12 municípios do Acre no mês de julho; saiba mais

MATÉRIA COMPLETA

 

O Ministério da Defesa realiza de 6 a 21 de julho a Operação Vale do Acre em 12 municípios acreanos. Essas cidades receberão 252 universitários de todo país selecionados pelo Projeto Rondon. Os municípios são os do Vale do Acre.

O Projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, realizada em parceria com as universidades, governos estaduais e municipais. A iniciativa contribui com o desenvolvimento local sustentável e promove a construção da cidadania dos universitários.

 

-

 

04/04/2019 | UFAM | Projeto Rondon divulga inscrições deferidas

MATÉRIA COMPLETA

 

A coordenação do Núcleo Rondon da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulga lista de deferimento de inscrições do processo seletivo de acadêmicos para o processo seletivo de acadêmicos para a Operação Vale do Acre, a ocorrer entre os dias 5 e 21 de julho de 2019, no município de Porto-Acre, conforme as condições estabelecidas no Edital Nº 3/2019.

De acordo com o professor Rafael Salgado, coordenador do Núcleo Rondon Ufam, estão sendo selecionados  18 (dezoito) acadêmicos, sendo 6 (seis) titulares e 12 (doze) suplentes para o desenvolvimento dessa edição, que ocorrerá em Julho de 2019, na Operação Vale do Acre (Conjunto A). O Conjunto A contempla as seguintes áreas temáticas da extensão: Educação, Direitos Humanos & Justiça, Saúde e Cultura. Os rondonistas da Ufam realizarão as ações do Conjunto A na Operação Vale do Acre.

Para mais informações: rondonufam@gmail.com

Acesse a lista de inscrições deferidas.

 

-

 

04/04/2019 | PUCPR | Preparação para Projeto Rondon começa com viagem a Tijucas do Sul

MATÉRIA COMPLETA

 

Universitários rondonistas tiveram um dia cheio de atividades e aprendizados.


No último sábado (30), o dia começou cedo para os rondonistas da PUCPR, que receberam o palestrante Hemerson Camelo na Universidade para uma reunião sobre o poder do autoconhecimento no desenvolvimento da cidadania.

reiniao-com-hemerson-camelo-e-estudantes-rondonistas-da-pucpr

Após o almoço, os estudantes fizeram uma viagem até o parque Araçá, em Tijucas do Sul, onde realizaram atividades de preparação para o Projeto Rondon. As ações incluíram trilha espiritual, guiada pelo padre Moisés da Paróquia da PUCPR, além de dinâmicas individuais e em grupo de reflexão e entretenimento.

Eles foram acompanhados pela analista de projetos comunitários, Juliana de Oliveira Souza, pelo professor que coordenará a equipe do Conjunto C, Marcos José Zablonsky, e pela coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários, Debora Ester Feola Bana. A tarde foi encerrada com um café, que contou com com agradecimentos e observações sobre o dia.

 

-

 

05/04/2019 | Portal Gazeta São Carlos | Equipe do Projeto Rondon da UFSCar disponibiliza árvore da cidadania na Universidade

MATÉRIA COMPLETA

 

Iniciativa trará mensagens de carinho e motivação, que estarão penduradas em árvores do Campus São Carlos

Como parte da preparação para a Operação João-de-Barro do Projeto Rondon, que acontecerá em julho de 2019 e na qual a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) enviará uma equipe para o município de Dom Expedito Lopes, no Piauí, os rondonistas selecionados e os docentes coordenadores da iniciativa montarão a “árvore da cidadania” no Campus São Carlos. A iniciativa objetiva levar alegria ao dia a dia de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e demais pessoas que passam pelo Campus. Para isso, disponibilizará a partir de amanhã, dia 4 de abril, envelopes com mensagens de carinho e motivação, que serão pendurados em árvores que estejam ao alcance das pessoas. A atividade foi inspirada em uma ação similar realizada na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para a prevenção de suicídios.

 

Versão para impressão

Projeto Rondon . Ministério da Defesa . Esplanada dos Ministérios . Bloco Q . CEP 70049-900 . Brasília/DF