Projeto Rondom

Educar e instruir


O maior movimento voluntário do país

Boletim Rondon 20

08/04/2019 | Portal do Governo do Estado do Piauí | Projeto Rondon voltará ao Piauí com Operação João de Barro

MATÉRIA COMPLETA

 

Pelo menos 12 municípios da região de Picos devem ser atendidos pelos rondonistas.

O projeto Rondon retornará ao Piauí ainda esse semestre para a realização de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e ampliação do bem-estar de comunidades carentes. O lançamento foi feito nesta segunda-feira (8), no Palácio de Karnak com a presença do governador Wellington Dias, o coordenador geral do Projeto, Almirante Luis Otávio e o coordenador de Comunicação Social do Projeto Rondon, coronel Alexandre Scholtz. 

Em janeiro deste ano, a Operação Parnaíba contemplou 12 municípios da região norte do estado. “Voltaremos com a Operação João de Barro em julho que deve atender a região de Picos. Pelo menos mais 12 cidades serão atendidas por 252 rondonistas, entre professores e alunos universitários que irão multiplicar o conhecimento para toda população desses municípios”, explicou o coronel Scholtz. 

A operação é uma parceria do Ministério da Defesa e o Governo do Piauí. Também são parceiros a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Exército Brasileiro, por intermédio do 25º Batalhão de Caçadores. Estudantes que estão na fase final da universidade em áreas diversas como saúde, meio ambiente, ciências agrárias, informática, educação e outras áreas sociais, poderão participar do projeto que propicia a atuação nas regiões mais necessitadas do país. 

 

 

 

08/04/2019 | Portal do Governo do Estado do Piauí | Lançamento da Operação João de Barro do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

Lançamento da Operação João de Barro do Projeto Rondon

 

 

 

 

08/04/2019 | GP1 | Doze municípios do Piauí serão contemplados com Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

Governador Wellington Dias em solenidade no Palácio de Karnak

O governador Wellington Dias (PT) participou na manhã desta segunda-feira (8) da solenidade de lançamento da Operação João de Barro do Projeto Rondon. Estiveram presentes na cerimônia o coordenador geral do projeto, almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, o vice-almirante Barros Coutinho, o secretário de Educação Ellen Gera Moura e autoridades.

A Operação João de Barro acontece no mês de julho e vai contemplar 12 municípios do estado contribuindo para a inclusão social de comunidades carentes e isoladas. No projeto serão desenvolvidas atividades de comunicação, direitos humanos, educação, cultura, tecnologia e outros segmentos.

 

 

 

08/04/2019 | Portal O Dia |Projeto Rondon realiza Operação João de Barro no Piauí

MATÉRIA COMPLETA

 

O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, promoverá mais uma operação no estado do Piauí. Denominada de João de Barro, a operação será realizada em julho de 2019 em 12 municípios do estado.

Na próxima segunda (08), será o lançamento oficial da Operação. O evento acontece no Palácio de Karnak, a partir das 10h, ocasião em que estarão presentes os gestores dos 12 municípios contemplados e suas respectivas comitivas.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno; em 2011, com a Operação Zabelê; e em 2014, com a Operação Velho Monge. Em janeiro de 2019 também foi realizada a Operação Parnaíba.

Após a solenidade, professores coordenadores seguirão para os municípios onde as equipes de suas Instituições de Ensino Superior (IES) atuarão.

 

 

 

08/04/2019 | SEDUC | Seduc estabelece parceria com o Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, promoverá mais uma operação no estado do Piauí. Denominada de João de Barro, a operação vai contemplar os municípios de Arraial, Barra d?Alcântara, Cajazeiras do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente do Piauí, Paquetá, Santa rosa do Piauí, São José do Piauí e  Várzea Grande. 

Nesta segunda (08), o secretário de estado da educação, Ellen Gera Moura, assinou, em solenidade no Palácio de Karnac, o termo de cooperação com o Projeto. A Seduc vai colaborar com a ação por meio da disponibilização da estrutura de transporte para a realização das atividades.

 

 

 

08/04/2019 | São José do Peixe | Cidade de São José do Peixe será contemplada com ações do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

A cidade de São José do Peixe é uma das 12 cidades do Piauí que serão contempladas com ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, através da “Operação João de Barro”. As diversas atividades do Projeto serão desenvolvidas no mês de julho.

“Vejo a oportunidade de receber o Projeto Rondon, muito importante para a comunidade pela articulação que o Projeto já tem experiência no passado em São José do Peixe, pela atuação e dinamismo que eles fazem envolvendo toda a comunidade. Por isso, vejo como um momento importante para São José do Peixe” – Destaca o Prefeito Valdemar Santos, acrescentando que é um momento de muita felicidade pelo município de São José do Peixe ter sido escolhido e já preparando a equipe e toda a comunidade para receber de braços abertos a equipe do Projeto Rondon para em parceria, fazer uma grande mobilização na comunidade.

A solenidade de lançamento foi nesta segunda-feira, 08/04, no Palácio de Karnak com a presença do governador Wellington Dias, o coordenador geral do Projeto, Almirante Luis Otávio e o coordenador de Comunicação Social do Projeto Rondon, coronel Alexandre Scholtz.

 

 

 

08/04/2019 | O Verídico | Projeto Rondon divulga relação da 2ª Etapa da seleção da Operação Vale do Acre

MATÉRIA COMPLETA

 

A seleção ocorre na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam), Bloco X, Sala de Reuniões, os dias 8 e 9, às 13h30. A Faculdade fica localizada no Setor Sul do Campus Universitário.

Ao todo, 40 estudantes seguem para a terceira etapa do processo seletivo. Para conhecer os classificados, acesse o material em anexo.

Para mais informações:rondonufam@gmail.com

 

 

 

08/04/2019 | Cidade Verde | Governador anuncia peso das bancadas na composição do governo

MATÉRIA COMPLETA

 

O governador Wellington Dias (PT) falou sobre o processo de construção do novo governo. Em conversas com os partidos, ele afirma que o tamanho das bancadas terá um “peso positivo” na divisão do espaço dos aliados. 

"O tamanho da bancada pesa positivo. É um sinal que temos uma condição de trabalhar em maior harmonia com o Legislativo e o Estado ganha avançando em propostas importantes. Temos que fazer um diálogo com todos que participaram para conquistar essa vitória, também possam dividir comigo a responsabilidade da gestão ", declarou.

De acordo com o governador, o resultado final deverá ser anunciado apenas no final de abril. "Estamos na fase de dialogar. Estou apresentando o regramento e ao mesmo tempo ouvindo e vamos apresentar um bom resultado. Até o final de abril vamos anunciar a equipe", disse.

Wellington Dias afirma que vai buscar o equilíbrio entre os critérios técnicos e a acomodação política dos aliados. 

 

 

 

09/04/2019 | Fala Piauí | Município de Barra D'Alcântara é contemplado com projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

A reunião foi para apresentar o projeto e criar o comitê compostos de 10 pessoas que ficará à frente das ações que serão desenvolvidas no município.

Município de Barra D'Alcântara é contemplado com projeto Rondon

Barra D'Alcântara é um dos municípios piauienses comtemplados com a primeira fase do projeto Rondon.  Na manhã desta terça-feira (09), foi realizada uma reunião no Plenário da Câmara Municipal e contou com a participação do prefeito e vereadores.A reunião foi para apresentar o projeto e criar o comitê compostas com 10 pessoas que ficará a frente das ações que serão desenvolvidas no município.

Irão participar do projeto estudantes e professores universitários, em ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes. O município receberá por 12 dias dois grupos com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos.

 

 

 

09/04/2019 | Folha Atual | Reunião discute implantação do Projeto Rondon em Paquetá do Piauí

MATÉRIA COMPLETA

O município de Paquetá do Piauí será contemplado pela primeira vez com as ações do Projeto Rondon. Na manhã desta terça-feira, 09 de abril, foi realizado na Câmara Municipal, uma reunião com gestores municipais, comunidade em geral, com os professores e coordenadores responsáveis pela execução do projeto no município.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

O objetivo do Projeto Rondon é levar estudantes universitários a atuar nos processos de desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da cidadania em municípios do país.

Em Paquetá do Piauí, as atividades referentes ao projeto acontecerão no mês de julho, aonde estudantes universitários vindos do Sul e Sudeste do país, ficarão por 12 dias no município, realizando treinamentos, mini-cursos, assistências baseadas em suas pesquisas e troca de conhecimentos com a população.

Vieram realizar a reunião, apresentar o projeto e conhecer a realidade do município, os professores Ana Maria, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luciano Mendes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (ESALQMidias) e representando o Ministério da Defesa Civil de Brasília e Coordenador Regional da Operação João de Barro, o Tenente Coronel Marcelo Martins.

 

 

 

10/04/2019 | O Alto Acre | Epitaciolândia irá receber acadêmicos do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

 

O Município de Epitaciolândia será contemplado com o Projeto Rondon, dois professores das Universidades de Rio Verde Goiás e de Ituverava São Paulo estiveram aqui para falar um pouco sobre as ações que os Rondonistas irão desenvolver em nossa região.

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

 

 

 

11/04/2019 | Oeiras Em Foco | Município de Santa Rosa é contemplado com o projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

A reunião foi para apresentar o projeto e criar o comitê compostas com 10 pessoas que ficará a frente das ações que serão desenvolvidas no município.

Reunião com representantes da cidade (Foto: Reprodução)Santa Rosa é um dos municípios piauienses contemplados com a primeira fase do projeto Rondon.  Na manhã desta terça-feira (09), foi realizada uma reunião no auditório da prefeitura e contou com a participação de prefeito. A reunião foi para apresentar o projeto e criar o comitê compostas com 10 pessoas que ficará a frente das ações que serão desenvolvidas no município.

Irão participar do projeto estudantes e professores universitários, em ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes. O município receberá por 12 dias dois grupos com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por:

Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e;

Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

No turno da tarde o comitê se reunirão novamente na secretaria de educação pra traçar metas e definir pontos de estratégias para preparar para realizar o projeto que está previsto pro mês de julho.

 

 

 

12/04/2019 | UFAM | Projeto Rondon divulga resultado da segunda etapa da seleção

MATÉRIA COMPLETA

 

O Núcleo Rondon vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) divulga o resultado da segunda etapa alusiva ao edital 3/2019, relativa à Operação Vale do Acre, agendada para julho de 2019, no município Porto Acre-AC. Confira o resultado em anexo.

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

 

 

 

12/04/2019 | UNCISAL | Professora da Uncisal faz visita precursora do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

 

Uma visita à cidade de Senador Guiomard, no estado do Acre, na região Norte do Brasil, marcou o início da preparação de professores e estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) para o Projeto Rondon 2019. A coordenadora da expedição, Maria Rosa da Silva, fez o reconhecimento da área e pactuou as atividades que serão desenvolvidas.

A equipe alagoana será uma das duas representantes da região Nordeste na edição 2019 do projeto. Além da Uncisal, somente a Universidade Federal de Pernambuco enviará representantes para a edição deste ano do Rondon.

Farão parte da expedição a coordenadora do grupo, Maria Rosa da Silva; o professor Ewerton Amorim; e mais oito alunos de cursos de graduação da Uncisal. O grupo deve desenvolver oficinas com temática voltadas para saúde, educação, direitos humanos e cultura para a população de modo geral, em especial para professores da rede pública, profissionais de saúde e jovens do município.

Para Maria Rosa da Silva, a participação no Projeto Rondon simboliza o cumprimento do papel social da universidade para a sociedade. “Nós ficamos muito felizes em poder contribuir, oferecendo cursos e oficinas gratuitos, com certificação Uncisal, em um município que precisa da partilha deste conhecimento”, ressaltou.

De acordo com ela, essa interação deve representar um ganho não só para a comunidade local, mas para os representantes da Uncisal. “Vamos aprender muito com cultura local, acolhida no município, trocas de experiências que irão proporcionar uma reflexão a nós professores e alunos em relação à nossa função profissional de saúde. É um exercício da cidadania, empatia, interação com a diversidade, relação interprofissional e trabalho em equipe. Retornaremos como melhores como profissional e seres humanos”, finalizou.

 

 

 

12/04/2019 | Portal R10 | Francisco Ayres recebe operação de João de Barro o projeto Rondon 2019

MATÉRIA COMPLETA

 

Nesta operação serão contemplados 12 municípios do Estado do Piauí.

Francisco Ayres recebe operação de João de Barro o projeto Rondon 2019O município de Francisco Ayres, recebeu esta semana, nos dias 9, 10 e 11 de abril, a primeira etapa da Operação João de Barro do Projeto Rondon 2019, iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com Instituições de Ensino Superior, Governos Estaduais e Municipais. Nesta operação serão contemplados 12 municípios do Estado do Piauí.

Nesta etapa precursora as professoras Maria Paula, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Mariana, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) visitaram Francisco Ayres para conhecer o Município, seus gestores e líderes comunitários para apresentar a proposta de atividades e adequá-las às necessidades locais:

- “Foram dias intensos de muito trabalho e somos gratas à comunidade e aos gestores que nos receberam de braços abertos. Vamos levar o carinho de vocês: ‘FRANCISCO AYRES, MEU AMOR”. - Assim as professoras definiram os trabalhos desta primeira etapa da Operação João de Barro. 

A próxima etapa da Operação João de Barro – Projeto Rondon 2019 acontecerá entre os dias 15 e 25 de julho consistindo na oferta de oficinas e cursos nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente, Tecnologia e Comunicação.

As professoras Maria Paula e Mariana retornarão à nossa cidade com suas equipes de estudantes de suas Universidades, sendo 16 acadêmicos e mais dois professores, para desenvolver atividades nos temas do projeto.

 

 

 

12/04/2019 | Portal R10 | Prefeitura firma parceria e Projeto Rondon é apresentado

MATÉRIA COMPLETA

 

Prefeitura firma parceria e Projeto Rondon é apresentado

Aconteceu na manhã dessa terça-feira (09) no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, uma reunião de apresentação do Projeto Rondon e divulgação das Oficinas que serão ofertadas no mês de julho no município de Inhuma.  A parceria é uma iniciativa da Prefeitura local que tem à frente o prefeito Silva Júnior, onde dará toda a logística para a realização do evento e tem por finalidade elencar ações para serem implantadas no município.

Apresentação do referido projeto foi feito pelo Professor que também é coordenador do Projeto Rondon URI SANTIAGO, Lucas Sudati e a Professora Coordenadora do Projeto Rondon FAI, Karla Costa que estão no município no período de 08 á 12 de abril e conheceram pontos turísticos, como o Centro Cultural Francelino Souza Araújo, a Lagoa doa Bangues e o Rio São Vicente.

De acordo com os representantes, o objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca também, integrar universitária a realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo assim para a formação acadêmica dos estudantes.

 

 

Versão para impressão

Projeto Rondon . Ministério da Defesa . Esplanada dos Ministérios . Bloco Q . CEP 70049-900 . Brasília/DF