Projeto Rondom

Educar e instruir


O maior movimento voluntário do país

Boletim Rondon 27

22/07/2019 | PUCPR | Projeto Rondon: equipe vai para Novo Oriente

MATÉRIA COMPLETA

 

A equipe de Comunicação foi para Novo Oriente cobrir as atividades da UEMG e UNIJUÍ no oitavo dia de Projeto Rondon. Pela manhã aconteceu um “Saúde na Praça”, evento em que os rondonistas abordaram com os moradores sobre diabetes, cuidados com o IMC e pressão alta, a equipe registrou o encontros.

 

 

 

 

22/07/2019 | COMUNICA | Projeto Rondon: estudantes da Unijuí compartilham conhecimentos com moradores de cidade do Piauí

MATÉRIA COMPLETA

Olhos atentos acompanhavam o momento em que os pés dos rondonistas pisavam pela primeira vez as ruas de terra de Caraíbas - comunidade interiorana do município de Novo Oriente do Piauí. Os universitários da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desceram do ônibus em frente à escola José Rodrigues Sobreira, onde se encontraram com a população local.

Com o público lotando as dependências da escola, a Unijuí realizou oficinas com temas voltados às doenças dos animais, produção de horta comunitária, produção de leite, benefícios e malefícios do açúcar, bem como atividades de recreação. Com 67 participantes, o Cine Rondon encantou e quebrou a rotina dos moradores de Caraíbas, que assistiram aos filmes atentos.

 

22/07/2019 | Band Jornalismo | Marechal Rondon: Legado para estudantes universitários

MATÉRIA COMPLETA

 

22/07/2019 | Universidade Federal do Acre | Reitora da Ufac recebe homenagem no encerramento do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

A reitora da Ufac, Guida Aquino, foi homenageada durante o encerramento da Operação Vale do Acre do Projeto Rondon, uma ação de extensão de nível nacional coordenada pelo Ministério da Defesa. O evento foi realizado na manhã de sábado, 20, no Teatro Universitário, no campus-sede.

A Operação Vale do Acre ocorreu de 6 a 21 de julho nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. O Centro Regional foi a cidade de Rio Branco.

Participaram da operação 252 rondonistas, estudantes de Instituições de Ensino Superior de todo país. O Projeto é realizado em parceria com universidades, exército, Estados e municípios da Região Norte do Brasil e leva ações extensionistas em diversas áreas a municípios da Região Amazônica.

 

22/07/2019 | Ministério da Defesa | IDOSOS VOLTAM À INFÂNCIA EM OFICINA REALIZADA POR RONDONISTAS

MATÉRIA COMPLETA 

“Corpo e Mente Saudável” foi a oficina desenvolvida por estudantes e professores da Universidade São Francisco (USF), localizada em Bragança Paulista (SP), ao público da terceira idade de Acrelândia (AC). A atividade lúdica ocorreu, semana passada, e fez parte do cronograma de atividades da Operação Vale do Acre do Projeto Rondon. A ação ocorreu entre 6 e 20 de julho.

Marina Nobre, 27 anos, foi uma das palestrantes e relatou que o foco principal da atividade consistia em “desenvolver a criança interior” dos participantes. A estudante do 8º período de medicina informou que o público foi composto de idosos em situação de vulnerabilidade social, indicados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

 

23/07/2019 | VIDEOS.BAND | Projeto Rondon integra universitários e moradores

MATÉRIA COMPLETA

Cidades com pouca ou quase nenhuma estrutura de saúde, educação e segurança. Essa é a realidade de regiões remotas do país atendidas pelo Projeto Rondon. Os estudantes levam informações para pessoas que não tiveram oportunidades de aprender.

 

24/07/2019 | UFSM | Grupo da UFSM desenvolve ações voluntárias no Piauí pelo Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Desde o dia de 11 de julho docentes e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria participam da Operação João de Barro, desenvolvida pelo Projeto Rondon, na cidade de Santa Rosa do Piauí.O grupo foi recebido no dia 14 e, desde então, realiza atividades planejadas com a comunidade local. Segundo o professor Gianfábio Pimentel Franco, do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM Palmeira das Missões, tudo ocorre conforme o previsto. “Está todo mundo trabalhando forte, convivendo com as adversidades do semiárido do Nordeste, pois agora é uma época de seca por aqui. Nós já executamos, desde o dia 16 até agora, uma série de oficinas, como educação, saúde, direitos humanos, justiça e cultura e todas foram um sucesso”, comenta sobre as atividades de capacitação. 

 

 

 

25/07/2019 |PRE | 1373 pessoas participaram das oficinas do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Nesta quinta-feira, 25, encerrou-se a Operação João de Barro, do Projeto Rondon. Oito alunos e dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), participam da operação em Santa Rosa do Piauí, no Piauí e realizaram uma série de oficinas para 1373 pessoas. 

 

25/07/2019 | PUCRS | Piauí recebe equipe com alunos e professores da PUCRS no Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Uma das oportunidades mais intensas e gratificantes do meio acadêmico, de acordo com os próprios estudantes, está sendo vivenciada desde o dia 11 de julho por um grupo de oito alunos e dois professores da PUCRS. Trata-se do Projeto Rondon, que reúne universitários de diversas partes do Brasil para, neste ano, oferecer suas habilidades e conhecimentos em benefício dos moradores de São José do Piauí (PI). O período de imersão propiciado pela chamada Operação João de Barro se estende até o próximo domingo, 28.

Desde o início da seleção, no mês de março, até o embarque para o Nordeste, ocorreram várias etapas de preparação, com a equipe reunindo-se todas as semanas para a elaborar as atividades realizadas no sudoeste piauiense. Além de acumular novos aprendizados por meio das interações com os moradores, os estudantes e professores buscam promover transformações sociais e auxiliar no desenvolvimento da comunidade. A equipe também levou na bagagem muito carinho para a população local e curiosidade. Na região da Operação, encontram-se diversos vestígios da presença humana pré-cabralina, como cânions e pinturas rupestres.

 

26/07/2019 | Noroeste | Vivenciando o Brasil real: estudantes da Unijuí concluem operação do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Sem que se pudesse perceber, o tempo passou rápido e as atividades do Projeto Rondon – Operação João de Barro, chegaram ao fim. Com a passagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) em Novo Oriente do Piauí, a rotina do município de pouco mais de 6 mil habitantes mudou em torno das inúmeras oficinas de capacitação que foram realizadas diariamente desde do dia 15 de julho.

Dezenas de pessoas dividiram-se entre as atividades que foram realizadas simultaneamente no perímetro urbano da cidade e nas comunidades interioranas. A coordenadora do grupo de universitários da Unijuí, Luciana Viero, avalia como positivas as atividades. “Observamos que os moradores e gestores estavam ansiosos a nossa espera. De forma positiva retribuímos a expectativa deles com as atividades que preparamos em Ijuí”, destaca. Ela ainda faz uma reflexão a respeito da imersão no cotidiano das comunidades. “Esse momento é muito importante para os estudantes. É a vivência do Brasil real, distanciado das telas das televisões. Esses jovens têm contato com uma realidade muito diferente e saem daqui transformados. Todas as nossas aspirações foram superadas”, enfatiza. Para a coordenadora adjunta, Maria Aparecida Zasso, o retorno que os moradores deram após cada oficina resultou em um sentimento de dever cumprido.

Foram diversos os momentos emocionantes pelos quais os rondonistas passaram. Um deles foi o relato de Maria do Espírito Santo, professora que contou ao grupo sobre as dificuldades pelas quais sua escola passava. “Passamos um período muito difícil. Várias vezes pensamos em desistir, mas a cada oficina, abraço ou conversa, nosso ânimo revigorava e nos sentíamos inspiradas a seguir nosso trabalho, nossa missão de educar”, comenta.

Versão para impressão

Projeto Rondon . Ministério da Defesa . Esplanada dos Ministérios . Bloco Q . CEP 70049-900 . Brasília/DF