Projeto Rondom

Educar e instruir


O maior movimento voluntário do país

Boletim Rondon 29

15/08/2019 | Módulo Centro Universitário | Docentes e alunos do Módulo participam pela 1ª vez do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA 

O Centro Universitário Módulo, participou entre os dias 12 e 28 de julho, do Projeto Rondon, iniciativa do Governo Federal que selecionou as principais instituições de Ensino Superior do Brasil para participarem de ações extensionistas de inclusão produtiva e cidadania em comunidades carentes pelo País.

O projeto proporciona a troca de saberes entre a comunidade e os estudantes, em onze munícipios do sertão do Piauí e Acre. Selecionado pela primeira vez, o Módulo contou com a participação de oito alunos e dois orientadores, a Profa. Fabiana da Silva, do curso de Engenharia de Produção e o Prof. Paulo Arruda, do curso de Jornalismo.

Foi escolhido pelo Ministério da Defesa para a ação do Módulo, o município de São José do Piauí, localizado no Estado do Piauí, trabalho esse que será feito em parceria com a PUC/RS. Durante o mês de abril, o Professor Paulo Arruda visitou o local para identificar as principais demandas da comunidade.  A partir dos dados coletados, aprimorou o projeto coletivamente com os alunos Amanda Medeiros de Oliveira, Daniel Alves Saraiva, Daniela Santos Pereira de Andrade, Ingrid da Silva Pereira, Natasha Fernandes, Maurício Ferreira Ramos Filho, Mayara Eva de Souza Paiva e Raiana Rodrigues Bitencourt, dos cursos de Arquitetura, Direito, Jornalismo, Contabilidade, Administração e Engenharia, que passaram por uma seleção e foram escolhidos para a participação no projeto.

Dentre as ações que foram desenvolvidas destacam-se: Oficina de Orientação aos Empreendedores, Oficina de Inclusão Digital: construção de Blog Participativo e a Oficina de Orientação na Construção de Bananeira (evaporização). Foram apresentados também o Programa de Microempreendedorismo Individual-MEI e serão oferecidas orientações sobre benefícios previdenciários.

15/08/2019 | Senado Notícias | Elmano Férrer destaca papel de integração nacional do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) destacou em Plenário, nesta quinta-feira (15), a importância do  projeto Rondon para a integração nacional. Ele lembrou que a iniciativa surgiu em 1967, quando 30 estudantes universitários e 12 professores do então estado da Guanabara (atual estado do Rio de Janeiro) decidiram fazer uma missão no então território de Rondônia.

O programa, ressaltou o parlamentar, permitiu ao universitário de uma região conhecer a realidade de outras localidades compartilhando conhecimentos, experiências e avanços para os demais estados do país. Para Elmano, o projeto assume grande relevância por oferecer ao jovem a oportunidade de conhecer o Brasil.

 

Versão para impressão

Projeto Rondon . Ministério da Defesa . Esplanada dos Ministérios . Bloco Q . CEP 70049-900 . Brasília/DF