Projeto Rondom

Educar e instruir


O maior movimento voluntário do país

Boletim Rondon 30

02/09/2019 | EBC | Caminhos da Reportagem revela a atuação do Projeto Rondon

MATÉRIA COMPLETA

Na terça-feira (3), às 22h30, uma edição inédita do Caminhos da Reportagem mostra a atuação de equipes no maior projeto de extensão universitária do Brasil: o Projeto Rondon. Durante duas semanas, estudantes e professores de instituições de ensino superior percorreram cidades selecionadas pelo projeto no Acre e no Piauí, onde desenvolveram atividades junto à população, sempre considerando as necessidades de cada comunidade.

Entre os trabalhos realizados estão as visitas domiciliares, palestras e oficinas. No Piauí, por exemplo, a população de Inhumas aprendeu sobre reciclagem e professores se encantaram com os diversos usos de materiais que podem ser reaproveitados para a criação de objetos lúdicos, como fantoches. A professora Maria de Moura Ferreira conta que, na oficina de reciclagem, descobriu ser capaz de criar diferentes objetos para trabalhar com seus alunos em sala de aula. “Todos os professores deveriam sempre motivar as crianças com reciclados”, comenta.

03/09/2019 | UPB | Projeto Rondon assina acordo para operação nos municípios da Bahia

MATÉRIA COMPLETA

 

A ação de cidadania e troca de experiências está prevista para ocorrer em julho de 2020
Na manhã desta terça-feira (3), a coordenação do Projeto Rondon reuniu, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), os prefeitos dos municípios pré-selecionados para receber a operação Portal do Sertão, prevista para ocorrer em julho de 2020. Na ocasião foi feita a assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa e as Prefeituras.
O Projeto Rondon é destinado a contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais locais, concomitantemente, contribui para que estudantes universitários, chamados de rondonistas, aprimorem os processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania através da experiência. 
O coordenador geral do projeto, almirante Luiz Octávio Barros Coutinho afirmou que a expectativa é fazer um trabalho conjunto com aos municípios permitindo um “olhar diferenciado” para “contribuir com o desenvolvimento sustentável na área da saúde, educação, cooperativismo e agricultura familiar”. Coutinho destacou também que, “eles [rondonistas] terão a oportunidade de passar quase 15 dias vivendo com as comunidades, conhecendo a realidade, sendo abraçados e passando o que eles têm de mais precioso, o conhecimento”.

05/09/2019 | EventBrite | Projeto Rondon: compartilhando e moldando o desenvolvimento e a cidadania no Brasil

MATÉRIA COMPLETA

O Projeto Rondon, ação interministerial do Governo Federal, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior, atua com foco no desenvolvimento sustentável de comunidades e promoção da cidadania. Temos o desafio de estimular o voluntariado junto ao Projeto e gerar reconhecimento das ações realizadas, utilizando o Marketing de Causa como estratégia de comunicação.

A vontade de fazer as coisas acontecerem deixa a gente sempre jovem, pelo menos mentalmente. Imagine, então, ajudar gente jovem a fazer coisas acontecerem! Ser professora universitária e trabalhar com projetos é muito bom por conta disso. Ter participado do Projeto Rondon é uma das façanhas de Cynthia Hansen.

 André Cran iniciou no audiovisual em 1998, é CEO e cineasta na CRAN Filmes. Professor de Jornalismo e Publicidade na UNIRON. Realizou projetos junto a BBC, Diet Zeit, Al Jazeera América, Helsing Sanomat e Echophotojournalism, além de filmes e séries gravados pelo Brasil, Bolívia e Peru pelo Cineamazônia.

Alexandre Scholtz é Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações e em Gestão da Administração Pública. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em planejamento de comunicação, relações públicas e propaganda. Atualmente é coordenador de comunicação do Projeto Rondon no Ministério da Defesa.

 Lediane Queiroz é Graduada em Comunicação Social, com experiência em agências e veículos de comunicação. Atualmente, Coordenadora de Comunicação do Projeto Rondon. Acredito muito no poder transformador dessa causa e um dos meus objetivos é tornar o Projeto Rondon um grande digital influencer do bem.




Versão para impressão

Projeto Rondon . Ministério da Defesa . Esplanada dos Ministérios . Bloco Q . CEP 70049-900 . Brasília/DF